sábado, 25 de outubro de 2014

Perninhas de frango na frigideira com migas de espargos e cogumelos


Esta é uma refeição com um ingrediente simples e barato, que é o frango, mas que fica muito valorizada pelo acompanhamento: umas migas de espargos e cogumelos. A influência desta receita é, obviamente, alentejana, zona do país com excelente gastronomia e utilização muito imaginativa do pão e de outros ingredientes simples que ganham contornos de iguaria quando preparados da forma certa.

Ingredientes para 2 pessoas:
4 a 6 perninhas de frango
Sal, pimenta, alho aromático e coentros frescos qb
0,5 dl de vinho do Porto para o molho
Tomates maduros para guarnecer

Para as migas: 1 molho de espargos (os molhos normalmente vendidos nos supermercados), 150 gr de cogumelos laminados, 3 fatias de pão de véspera, 2 ovos, sal e pimenta qb

Preparação:
Tempere as coxas de frango com azeite, sal, pimenta, alho aromático fresco picado e coentros frescos. Misture bem e deixe marinar 20 minutos. Depois frite numa frigideira anti aderente de forma a que a pele fique tostada e o frango quase cozinhado. Pode fazer tudo na frigideira ou terminar no forno por 10 a 15 minutos para acabar de cozinhar, que foi o que fiz. Coloquei a carne num tabuleiro de forno, reguei com mais um pouco de azeite e o vinho do Porto e levei ao forno a 210ºC. Acrescentei um tomate que assou no forno, temperado apenas com umas pedras de sal grosso.

Para as migas: arranje os espargos e corte-os em pedaços pequenos. Tempere os espargos e os cogumelos com sal e pimenta e saltei-os em azeite e alho picadinho. Deixe cozinhar cerca de 7 minutos. Depois junte o pão esfarelado aos legumes. Eu retirei a côdea ao pão e adicionei só o miolo. Com a humidade dos legumes o pão vai amolecer rapidamente. Mexa bem e deixe cozinhar uns poucos minutos. Retifique de sal. Por fim bata ligeiramente os ovos e junte-os aos restantes ingredientes. Mexa um pouco para envolver e desligue o lume. Os ovos devem ficar cremosos e bem envolvidos nas migas. Depois de desligar o lume ainda secam um pouco, por isso tenham em atenção não os deixar cozinhar demais. Os ovos servem para dar cremosidade e consistência às migas e para unir tudo. Sirva com as pernas de frango e o tomate assado.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!








Um comentário: