domingo, 5 de outubro de 2014

Pão de ló com creme de ovos e amêndoa


Surgiu-me a ideia desta receita para aproveitar meio pão de ló, daqueles fofinhos, feito pela minha mãe. Naquele dia não se tinha comido tudo e até congelámos metade do bolo. Não é que não estivesse bom, que estava, mas às vezes a comida é muita e quando sobra algo que possa ser congelado mantendo as caraterísticas dos alimentos, eu faço isso para não desperdiçar nada. Uns dias depois apeteceu-nos outra vez um docinho e, para não comermos uma sobremesa exatamente igual, resolvi fazer um creme de ovos e amêndoa para guarnecer o bolo. Inspirei-me nas receitas do tradicional doce conventual alentejano "Sopa Dourada", mas esta sobremesa não leva pão, mas sim o pão de ló fofinho que até pode ser usado um pouco mais seco, se for o caso de aproveitarem sobras.
As quantidades de creme que indico servem para meio pão de ló e rende uma sobremesa para 4 a 6 pessoas. Se tiverem mais bolo, dupliquem as quantidades dos ingredientes e façam mais creme.

Ingredientes para 4 pessoas:
Meio pão-de-ló cortado em fatias finas
150 gr de açúcar
75 gr de água (pesei a água na balança e não com medidor em ml)
Raspas de uma laranja
1 pau de canela
4 gemas de ovos
50 gr de amêndoa em palitos
Canela em pó qb para polvilhar

Preparação:
Comece por cortar o bolo em fatias finas e disponha-o num prato fundo de servir.
Deite o açúcar, a água, o pau de canela e as raspas de laranja num tacho e deixe ferver. Depois reduza ligeiramente o lume e deixe o açúcar atingir ponto de pérola. Quando isso acontecer, retire o pau de canela da calda e tenha as gemas batidas numa tigela à parte. Vá deitando muito lentamente pequenas porções da calda de açúcar nas gemas. Mexa sempre para as gemas não talharem. Vá deitando em fio até gastar toda a calda. Mexa muito bem, junte a amênda e leve ao lume por cerca de 5 minutos mexendo sempre para engrossar o creme. Quando estiver pronto deite o creme em cima do bolo. Deixe arrefecer e polvilhe com canela a gosto.

Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário