quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pana Cotta de lima com ganache de chocolate e manga seca


Esta sobremesa é muito fresca e "poderosa" ao mesmo tempo. A mistura dos aromas do chocolate negro e da lima faz um bom contraste e torna este doce numa explosão de sabores na boca. O chocolate pode ser aromatizado com picante, o que torna a sobremesa ainda mais explosiva, mas um pouco imprópria para crianças. É uma sobremesa de adultos, ácida e doce, forte e consistente, mas que mantém a subtileza e a frescura da lima. Sirvam bem geladinho e desfrutem, pois é aquele tipo de doce... pecaminoso mesmo ;)

Para a pana cotta de lima:
Sumo de 2 limas
400 ml de nata de soja
250 ml de leite
80 gr de açúcar
6 folhas de gelatina incolor

Para a ganache de chocolate:
1 pacote de natas frescas (200 ml)
200 gr de chocolate de leite para culinária
150 gr de chocolate negro para culinária (70% cacau)
1 colher de sopa bem cheia de manga seca cortada em pedacinhos (Isto é opcional, mas fica agradável encontrar pedaços na ganache. Eu optei pela manga seca, mas podem escolher outro sabor, como cascas de lima ou laranja cristalizadas, por exemplo) 

Para guarnecer: 1 lima em rodelas, raspa de 1 lima

Preparação:
Comece por preparar a ganache deitando os dois chocolates partidos em pedaços pequenos numa taça. Ferva as natas e deite-as por cima do chocolate. Com o calor das natas o chocolate vai derreter e obtemos uma mistura brilhante e uniforme (ver foto). Mexa até estar tudo bem envolvido e, neste momento, junte a manga seca cortada em pedacinhos. Misture tudo bem e distribua este preparado por 8 taças ou copos (devem ser os recipientes definitivos em que vai servir). Leve ao frigorífico para a ganache solidificar. Vai ficar com uma textura densa, quase como se fosse chocolate em tablete (mais macio, mas com consistência).
Entretanto prepare a pana cotta de lima. Deite a nata de soja, leite e açúcar num tacho e deixe ferver. Deixe as 6 folhas de gelatina a amolecer/hidratar em água. Assim que o leite tiver fervido e o lume estiver desligado, deite a gelatina já humedecida e escorrida na mistura de leites. Misture tudo muito bem e junte o sumo de lima quando o preparado estiver um pouco arrefecido para a mistura não talhar.
Retire do frio as taças com a ganache e deite por cima este preparado de lima, distribuindo-o em partes iguais pelas 8 taças. Leve ao frio para solidificar completamente e, no momento de servir, decore cada taça com raspas de lima e uma rodela do fruto.

Nota: As quantidades apresentadas rendem 8 taças de sobremesa se servirem em taças um pouco mais pequenas em relação ao que eu fiz. Eu servi nuns copos altos, mas coloquei demasiada quantidade em cada um e só rendeu 5 unidades. Aconselho a que dividam melhor e façam render 8 taças porque a sobremesa é bastante forte e uma quantidade grande pode tornar-se demasiado. Cada taça deve ter apenas uma camada de chocolate no fundo e mais quantidade de pana cotta de lima por cima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário