quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Os meus ovos em cocotte



Os ovos em cocotte, ou seja, na caçarola, são um clássico francês e, como tudo o que é francês, são muito coquete (além de serem em cocotte...). São ovos feitos no forno, numa pequena taça, caçarola ou ramequim (cocotte). A versão tradicional é feita com ovos e natas, mas há imensas variantes, tantas quantos os ingredientes que tivermos à mão ou as conjugações que a nossa imaginação ditar. No final, o importante é conseguirmos uns ovos deliciosos e suculentos, que podem ser servidos num pequeno almoço, num petisco ou como entrada de uma refeição. Eu fiz estes à minha maneira, com uma "forma" de pão a envolvê-los e a conjugação de ingredientes que mais me agradou. Deixo-vos algumas fotos do "passo a passo" desta preparação. Espero que gostem.

Ingredientes por pessoa:
1 ovo
2 fatias de pão de forma sem côdea
2 fatias finas de bacon
Lascas de queijo da ilha qb (1 colher de sopa)
2 colheres de sopa cheias de espargos salteados em pedaços
Sal e pimenta qb
Azeite qb
1 alho 

Preparação:
Unte as formas com azeite. Forre-as com as fatias de pão de forma. Salteie os espargos (cortados em pedaços e depois de arranjados) em azeite e alho por 4 minutos. Depois de prontos, coloque 2 colheres de sopa de espargos em cada taça, por cima do pão. Por cima dos espargos deite as lascas de queijo da ilha e uma fatia de bacon muito fina. Finalmente adicione o ovo com cuidado para não se desmanchar. Tempere o ovo com uma pitada de sal e outra de pimenta.
Coloque as formas num tabuleiro com um pouco de água e leve ao forno, em banho maria, a 200º por 10 a 15 minutos, até verificar que a clara está cozinhada. Retire, polvilhe com um pouco de mistura de ervas finas e sirva.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!









Um comentário: