sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Lombos de bacalhau com roti de batata e couve coração

Dei este nome a esta receita, mas podia ter dado outro: "Bacalhau com batatas e couves". No fundo, é disso que se trata, do bacalhau e das suas companheiras, só que confecionado de forma diferente. É a prova de que os pratos mais tradicionais do nosso "fiel amigo" não têm que ser sempre iguais ;)

Ingredientes para 4 pessoas:
4 lombos de bacalhau
800 gr de batata
1 couve coração inteira
2 colheres de sopa cheias de tomate seco em tirinhas
4 dentes de alho
1 dl de azeite
Sal e pimenta qb
1 colher de sopa de mistura de ervas finas (usei da Margão)

Preparação:
Depois de ter o bacalhau demolhado, enxugue-o com papel absorvente. Use lombos para fazer esta receita (pode usar as postas mais altas e cortar as partes da barriga, reservando-as para outras aplicações). Numa frigideira anti aderente deite um terço do azeite e 3 dentes de alho esmagados. Esfregue os alhos na frigideira para libertarem sabor e aroma. Quando o azeite estiver quente, coloque o bacalhau na frigideira com a pele para baixo e deixe fritar cerca de 5 a 7 minutos. Reduza um pouco o lume se necessário para não queimar, mas deixe a pele ficar bem tostada. Depois vire os lombos, reduza o lume um pouco (médio alto) e deixe cozinhar do outro lado enquanto vai regando os lombos de bacalhau com o azeite. Deixe cozinhar por mais uns 5 minutos ou até ver que o bacalhau está a lascar e a ficar cozinhado (conforme a altura do lombo).
Ao mesmo tempo, numa frigideira deite outro terço do azeite e as batatas raladas em fios na mandolina (fios grossos, como se fosse batata palha larga - ver foto). Tempere com sal e pimenta moída na altura e deixe as batatas cozinhar. Vá mexendo. Quando as batatas começarem a mudar de cor e a ficar cozinhadas, comece a formar uma espécie de panquecas. Ou seja, comece a calcar para as batatas tomarem o formato redondo da frigideira e ficarem bem tostadas. Quando estiverem tostadas de um lado, vire a panqueca com a ajuda de uma espátula e deixe tostar do outro lado (cerca de 4 minutos de cada lado, mas convém verificar). Pode começar por cozinhar as batatas numa frigideira grande e depois fazer as panquecas em doses individuais em frigideiras mais pequenas (as de estrelar ovos). Ou então faça uma panqueca grande que depois será dividida por todos os pratos.
Por fim, corte a couve em juliana fina e salteie por 10 minutos numa frigideira com e azeite 1 alho muito picadinho. Tempere a couve com sal, pimenta e as ervas aromáticas, misture tudo e deixe cozinhar os 10 minutos ou até a couve estar macia.
Num prato de servir coloque o roti ou panqueca de batata, os lombos de bacalhau por cima e a couve em redor. Guarneça com tirinhas de tomate seco e termine com um fio de azeite.

Bom apetite! Comma bem e de forma saudável!





Nenhum comentário:

Postar um comentário