quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Hamburgueres mistos com farinheira e ervas aromáticas


Não sou muito de hamburgueres, tenho que confessar, por isso quando os como tem que ser mesmo alguma coisa boa e que valha muito a pena ;)
Já aqui tinha publicado uma receita de hamburgueres de salmão, que ficaram deliciosos, podem ver AQUI. Hoje fiz hamburgueres de carne mistos, inspirando-me no último programa Chefs Academy e no trabalho do Chef Kiko, que é perito com hamburgueres. A propósito, o restaurante dele, "O Talho", até ganhou recentemente um prémio de um dos melhores hamburgueres do mundo. No facebook até podem encontrar a receita e experimentar afzer em casa. Quanto a mim, tenho que ir lá provar essa iguaria!

Ingredientes para 7 hamburgueres
1 quilo de carne piacada mista (bovino e porco)
1 farinheira de boa qualidade
1 cebola média/grande
Sal e pimenta qb
1 raminho de salsa picada (3 colheres de sopa bem cheias)
1 colher de sopa cheia de alho aromático bem picadinho (ou outra erva aromática a gosto)

Preparação:
Numa tigela deite as carnes picadas e a farinheira desfeita com as mãos (depois de retirada a pele). Junte a cebola picada, bem como a salsa. Tempere com sal e pimenta. Misture tudo muito bem e amasse com as mãos ou com uma colher de pau, mas eu acho mais divertido com as mãos ;)
Depois molde bolas com cerca de 200 gr e achate-as até fazer a forma de hamburgueres. Pode fazê-los mais pequenos, mas assim generosos ficam muito bons e suculentos. 
Frite numa frigideira anti aderente apenas com um fio de azeite. Deixe corar e tostar bem de um lado e de outro por cerca de 10 a 12 minutos no total. A gordura da farinheira vai derreter e caramelizar ligeiramente o hamburguer, fica uma maravilha. Servi este hamburguer com arroz cremoso de legumes e uma colher de queijo creme magro batido para refrescar o prato.
Se pretender congelá-los, que foi o que eu fiz a alguns, use saquinhos de congelação pequenos e congele individualmente cada hamburguer para não se colarem.
 
Bom apetite!





3 comentários:

  1. Gostei tanto da refeição, que maravilha de aspeçto!

    ResponderExcluir
  2. Que bons que ficaram, uma sugestão que sabe tão bem.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ficaram mesmo bons e podem ser feitos com esta combinação de sabores ou outras. Tudo depende da nossa imaginação ;)

    ResponderExcluir