quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Folhado rápido de salmão e espinafres


Esta quiche com massa folhada é muito rápida de fazer, saborosa e saudável. Rendeu para um jantar para dois e ainda sobrou um pouco, ou seja, teria dado para 3 pessos, para 4 já acho pouco... Mas, se fizerem num tabuleiro maior, e usarem duas placas de massa folhada (ou uma e meia), bastará acrescentar mais quantidade de salmão e espinafres e rende para 4 ou 5 pessoas. Também pode ser feita com uma placa de massa redonda, as quantidades são as mesmas.

Ingredientes:
1 placa de massa folhada retangular
1 lombo ou filete de salmão com 500 gr
100 gr de folhas de espinafres (usei cerca de meio pacote dos grandes, de folhas já lavadas e prontas a consumir)
2 ovos inteiros
1 pacote de nata de soja (ou da tradicional)
Sal e pimenta qb
Sumo de 1/4 de limão
2 colheres de sopa de ervas aromáticas frescas a gosto

Preparação:
Corte o salmão, sem espinhas e sem pele, em cubos pequenos. Coloque numa tigela e tempere com sal e pimenta, umas gotas de limão e ervas aromáticas a gosto. Desta vez usei cerófilo, que tem um sabor mais doce e anizado, e alho aromático, que é mais forte. Podem usar cebolinho, salsa ou as ervas que sejam da vossa preferência. Na mesma tigela junte ao salmão as folhas de espinafres, tudo em cru. Envolva bem e retifique de sal.
Estenda a massa folhada num tabuleiro de forno e deite por cima a mistura de salmão e espinafres. Na mesma tigela (isto foi só para não sujar outra ;)), deite 2 ovos inteiros, a nata, sal e pimenta e bata ligeiramente com um garfo ou com a vara de arames. Deite este preparado por cima da quiche folhada e leve ao forno 25 minutos a 180ºC. Depois de pronto, deixe repousar 10 minutos fora do forno. Depois sirva com salada mista.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!






Nenhum comentário:

Postar um comentário