domingo, 26 de outubro de 2014

Flores de abóbora recheadas com queijo de cabra


Esta entrada é uma forma saborosa e útil de aproveitar as flores de abóbora ou courgette. Quem tem horta, pode apanhar as flores e confecioná-las de algumas formas imaginativas. Apanhe apenas as que estejam viçosas, mais ou menos abertas, mas que não estejam murchas. Estas flores são comestíveis e fazem pratos lindos. Cozinham muito rapidamente, pois são muito sensíveis e nem precisam de sal quando misturadas com outros sabores. Estas foram as últimas que apanhei este ano na horta dos meus pais. Para o ano há mais. Chegámos ao outono e agora temos abóboras, mas as flores já são poucas...
Ingredientes:
Flores de abóbora (ou courgete)
Queijo de cabra (usei chévre "Palhais")
Nozes em pedacinhos
Alho e azeite para saltear
Molho pesto (neste caso usei de compra, mas podem fazê-lo com nozes e manjericão, por exemplo)

Não indico quantidades porque isso depende das flores que tenham para cozinhar. O queijo é o necessário para rechear as flores e os restantes ingredientes são na quantidade suficiente para fazer o cozinhado.

Preparação:
Passe as flores por água apenas para retirar o pó e seque com papel absorvente. Retire a parte de dentro, da estame, muito cuidadosamente para não romper as folhas da flor. Recheie cada flor com pedaços de queijo esfarelado com as mãos. Numa frigideira deite o azeite. Deixe aquecer e depois junte o alho picado e as flores. Saltei-as cerca de 2 minutos de cada lado com cuidado. Não junte sal, não é necessário, pois já temos o sabor muito intenso do queijo e do alho.
No prato onde vai servir deite um pouco de molho pesto. Por cima disponha as flores recheadas e já salteadas e termine com nozes em pedacinhos.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!








Nenhum comentário:

Postar um comentário