sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bolo de farinha de mandicoca com laranja


O tempo tem estado mesmo outonal por estes dias. E tempo de outono pede pratos aconchegantes e comida de conforto, daquela comidinha que é mesmo boa apreciada em casa na companhia dos amigos. Esta vontade de estar com os amigos e de comer algo quentinho, levou-me a abrir a "época das castanhas". Fizemos cá em casa o chamado "lanche ajantarado" com castanhas, batata doce, compotas, queijos e carne assada no forno. Para sobremesa fiz este bolo, que é muito simples e muito bom. Acompanha bem com uma chávena de chá ou como remate de uma refeição assim... aconchegante.

Ingredientes:
5 claras de ovo + 1 colher de chá de fermento em pó
150 gr de açúcar
200 gr de farinha de mandioca
100 ml de leite
50 gr de margarina líquida ou amolecida
Raspa da casca de 2 laranjas
Sumo de 1 laranja

Preparação:
Misture a farinha de mandioca e o açúcar. Junte a margarina amolecida (ou da margarina líquida para cozinhar, que foi a que usei) e mexa bem. Vá juntando o leite aos poucos e envolvendo sempre de forma a obter uma pasta consistente. Junte a raspa das duas laranjas. À parte bata as claras em castelo e junte-lhes o fermento. Envolva suavemente no preparado anterior. Deite a massa numa forma com buraco previamente untada e leve o bolo a cozer a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até o palito sair seco quando fizer o "teste do palito". Retire do forno e, com o bolo ainda morno, deite por cima o sumo da laranja de forma a cobrir toda a superfície do bolo.
A farinha de mandioca é pesada e pouco refinada mas, com o efeito das claras em castelo firme, este bolo fica muito macio. Não fica muito alto, mas fica fofo e muito macio. O aroma da laranja dá-lhe o toque especial e realça o doce. Espero que gostem ;)

Bom apetite!



Um comentário:

  1. Que bom que ficou, nunca usei farinha de mandioca em bolos mas este convenceu-me, bem guloso.

    bjs

    ResponderExcluir