quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Rolo de carne com nozes pecã, manga seca e alho francês


Nunca faço o rolo de carne da mesma maneira. Faço de acordo com a inspiração do momento e conforme os ingredientes e temperos que tenho em casa. Este contou com um toque outonal, com os bagos de romã (apesar de que esta ainda não estava muito vermelhinha...), e com alguns sabores mais quentes, como a manga seca, as nozes pecã e os temperos marroquinos. Servi com um risotto de vegetais. Desta vez fiz o risotto com um arroz italiano daqueles que já trazem alguns vegetais secos, mas juntei a cebola, com a qual fiz o refogado, um quarto de couve coração e meia beringela em pedaços para lhe poder chamar um verdadeiro risotto de vegetais.

Ingredientes para 4 pessoas:
800 gr de carne picada mista (vaca e porco)
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de especiarias marroquinas moídas
1 pitada de noz moscada moída
Sal e pimenta qb
2 colheres de sopa de nozes pecã em pedacinhos (usei pecã porque era o que tinha por aqui, mas podem usar das nozes comuns)
1 colher de sopa de manga seca em pedacinhos (com tâmaras também fica bom)
1 cenoura não muito grande ralada em fios
Bagos de meia romã
1 alho francês
1 ovo
2 fatias finas de presunto
Azeite qb (0,3 dl)
Vinho branco (0,6 dl)
3 cubos de caldo de carne congelado (por vezes faço o caldo de carne ou legumes caseiro e congelo para utilizar quando necessário, fica prometido desde já um post com esta explicação detalhada) 

Preparação:
Deite a carne numa tigela grande onde possa misturar tudo. Junte as nozes em pedaços, a manga seca também em pedacinhos, os bagos de romã, sal e pimenta, as especiarias, a cenoura crua ralada e um ovo para ligar tudo. Misture bem com as mãos até todos os ingredientes estarem bem envolvidos. Depois disponha a carne em cima de película aderente. No meio coloque o alho francês cru. Envolva a carne em redor, formando um rolo com a ajuda da película. "Feche" o rolo de carne de forma a que o alho francês fique completamente escondido (ver fotos). Por cima do rolo coloque as fatias de presunto. Entretanto já não precisa da película aderente. Coloque o rolo de carne num tabuleiro de forno, junte o vinho branco, azeite e caldo de carne e leve ao forno a 220ºC por 50 minutos ou até dar um golpe no meio e verificar que a carne está cozinhada e o alho francês macio.
Quando cortar o rolo em fatias vai ter o alho francês no meio e o presunto tostadinho em redor, fica muito bom e bonito.
Sirva com acompanhamento a gosto. Eu servi com risotto de vegetais. Os legumes do rolo de carne juntamente com os do risotto ficeram deste prato algo muito saudável e cheio de verduras.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!









Um comentário:

  1. Uma mistura de ingredientes mesmo variada e interessante, gostei!

    ResponderExcluir