quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Risotto de abóbora assada com requeijão e nozes


Abóbora, requeijão e nozes são ingredientes que combinam, seja em sobremesas, seja em pratos salgados. Requeijão com doce de abóbora é uma sobremesa que muito aprecio. Se for guarnecida com umas nozes ou outro fruto seco por cima, fica uma sobremesa crocante e ainda mais rica. Foi com essa inspiração que resolvi passar para os pratos principais esta mistura de sabores. A abóbora, as nozes e o alecrim são produtos do terreno dos meus pais, por isso a receita tem um carinhoso sabor caseiro muito especial :) Espero que gostem!

Ingredientes para 2 pessoas:
2 rodelas de abóbora (se não tiver uma abóbora inteira para fatiar, use pedaços que façam, no total, cerca de 300 gr de abóbora)
1 chávena de arroz arbóreo
Caldo de galinha 
1 cebola média
0,5 dl de azeite
0,5 dl de vinho branco
Sal, flor de sal e pimenta preta qb
Alecrim e salsa qb
70 gr de requeijão de boa qualidade
10 nozes partidas em pedaços

Preparação:
Coloque as rodelas de abóbora a assar temperadas com ervas aromáticas a gosto (eu usei alecrim), flor de sal e um fio de azeite (ver foto). Leve ao forno, na parte superior, a 220º durante 20 minutos ou até a abóbora estar macia e um pouco tostada. Eu retirei a fatia mais fina ao fim de 20 minutos, e usei-a para o risotto, deixando a outra, que depois serviu para empratar, mais 10 minutos no forno.
Faça um refogado para o risotto com o azeite e a cebola picada. Deixe a cebola amolecer um pouco, depois junte o arroz e deixe fritar 1 a 2 minutos. Nesse momento deite o vinho branco e deixe o arroz absorver o vinho. Só quando tiver absorvido tudo é que deve começar a juntar o caldo de galinha bem quente (se tiver disponibilidade faça o caldo com os ossos de um frango e alguns legumes, se não for possível, use dois caldos de galinha e deixe-os ferver em cerca de 0,7 l de água). Vá juntando o caldo aos poucos, de acordo com a técnica usada para qualquer risotto. Vá sempre mexendo em lume médio, não deixe o arroz pegar ao tacho, mas cozinhe-o sempre com pouco caldo para que fique cremoso e largue toda a goma. Quase no fim da cozedura junte ao arroz a fatia mais pequena de abóbora toda desfeita. Reserve a outra para empratar. Misture bem o arroz com a abóbora e deixe o arroz cozer num total de 18 minutos ou até estar a seu gosto. No fim retifique de sal e junte um pouco de pimenta moída na altura.
Num prato grande coloque a rodela de abóbora (que entretanto esperou no forno para não arrefecer). No meio coloque o risotto. Por cima deite o requeijão desfeito (esfarele com os dedos) e os pedacinhos de nozes. Refresque com umas folhinhas de salsa ou outra erva fresca a seu gosto. Esta refeição é bastante completa, pois tem arroz e abóbora, mas não deixa de fora a proteína, presente nas nozes e no requeijão. Pode servir de prato principal por si ou acompanhar uma carne. A ideia da fatia de abóbora inteira não é apenas estética, mas tem o objetivo de termos pedaços de abóbora inteiros quando nos servimos. Ficou uma maravilha...

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Nenhum comentário:

Postar um comentário