terça-feira, 9 de setembro de 2014

Filetes de pargo com puré de cenoura e legumes salteados


Hoje trago-vos mais uma sugestão de peixe rápida, saborosa e muito saudável. Comprei um pargo mulato e estava indecisa em como o confecionar, pois normalmente faço o pargo inteiro, no forno, ou então em arroz de peixe. Este último prato faz-me muito lembrar o arroz de peixe que a minha avó me preparava em criança e gosto muito. Mas, desta vez, resolvi simplesmente arranjar o pargo em filetes e fazer o puré de cenoura de que o meu marido tanto está fã para minha enorme satisfação. Foi uma refeição de meia hora, mesmo que possa não parecer... garanto que foi tudo rápido e que ficou muito saboroso. 
A propósito de saboroso e saudável, esta foi a refeição que fiz depois da minha primeira aula de kempo :) Fui experimentar e adorei! Quando cheguei a casa, depois de me refrescar, fiz este jantar cheio de proteína, sabor e saúde. Soube muito bem, depois de uma experiência tão boa como foi a sessão de kempo!
Ingredientes para 2 pessoas:
Um pargo com 800 a 900 gr arranjado em dois filetes
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta qb 
1 dente de alho grande e um raminho de coentros
Para o puré: 3 cenouras, 1 batata média/pequena, 1 cebola média, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite, sal qb
Legumes salteados: 200 gr de cogumelos brancos, meio alho francês, meia courgette, azeite e sal qb

Preparação:
Arranje o pargo em filetes, de forma a ficarem com a pele, mas sem espinhas. Reserve.
Para fazer o puré deite num tacho algum azeite, a cebola, batata e cenouras, tudo cortado em pedaços pequenos. Junte o alho esmagado e tempere de sal. Deixe estufar em lume médio até os legumes estarem macios. Junte um pouco de água, muito pouca, apenas para os legumes não pegarem. Quando estiver tudo bem cozinhado, triture com a varinha mágica de forma a obter uma consistência de puré denso. Retifique de sal.
Numa frigideira, deite um pouco de azeite e salteie os cogumelos laminados, a courgette também laminada em meias luas e o alho francês em rodelas. Deite os legumes na frigideira só quando o azeite estiver bem quente (lume alto) para haver um choque térmico e os legumes começarem a saltear. Tempere de sal e um pouco de pimenta. Deixe cozinhar, reduzindo um pouco o lume, até os legumes estarem a seu gosto, não os deixando amolecer muito nem cozinhar demais (10 minutos e ficam prontos). Retire os legumes e reserve em local quente. Aproveite o azeite na frigideira e junte mais um fio. Deixe aquecer a frigideira de novo e cozinhe aqui os filetes.
Para cozinhar os filetes, tempere-os primeiro com sal de ambos os lados. Quando o azeite estiver bem quente, coloque os filetes na frigideira com a pele virada para baixo para ficar bem tostada e não os levante por cerca de 3 a 4 minutos. Pressione um pouco a pele contra a frigideira para que fique tostada. Quando começar a ver o peixe a ficar branco do lado de fora (onde ainda não está cozinhado), vire os filetes e termine-os. Do outro lado basta 1 a 2 minutos para que fiquem prontos. Assim que o peixe estiver pronto, retire os filetes, tempere-os com um pouco de pimenta moída na altura e junte à gordura restante na frigideira um dente de alho picado muito finamente e um molhinho de coentros muito picadinhos. Misture e deixe cozinhar apenas por um minuto. Deite este molho verde em cima do peixe e sirva com o puré e com os legumes salteados.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário