quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Salada verde com camarão e pasta de atum


Eu gosto de comer saladas frias durante todo o ano mas, no verão, elas sabem ainda melhor. O calor e as idas à praia pedem refeições leves e refrescantes, mas que não podem deixar de ser muito nutritivas. É o caso desta salada que pode ser feita com vários ingredientes. Eu fiz a minha seleção, optando por uma base verde para a salada, com alface e ervilhas, e completando-a com outro tipo de cores e sabores. Espero que gostem!

Ingredientes para duas pessoas:
1 chávena grande de chá de milho doce cozido
1 chávena grande de chá de ervilhas cozidas
1 chávena grande de chá de rebentos de feijão mungo ou rebentos de soja (usei de conserva)
6 folhas de alface (usei frisada, verde, mas podem usar a da vossa preferência)
1 tomate para salada (usei um tomate coração de boi, que era muito grande, pelo que utilizei apenas metade)
1 lata de atum
1 chávena de chá de miolo de camarão cozido
2 colheres de sopa de maionese magra
1 colher de chá de pickles
1 colher de chá de azeitonas pretas em rodelas
Vinagrete qb (azeite, vinagre e sal)

Preparação:
Comece por fazer um vinagrete simples com duas partes de azeite, uma de vinagre e sal qb. Lave as folhas de alface e corte-as numa juliana larga, dispondo na travessa. Junte as ervilhas previamente cozidas e tempere tudo com um pouco de vinagrete. Depois disponha as rodelas de tomate grandes e cortadas finamente. Tempere o tomate com um pouco de sal (temperei com flor de sal com ervas aromáticas, uma mistura de tempero para saladas).
Numa tigela à parte juntei o milho já cozido, os rebentos de feijão mungo e os camarões (só miolo depois de cozido e descascado). Temperei isto com mais um pouco de vinagrete e misturei bem. De seguida coloquei esta mistura em cima da base da salada.
Triture o conteúdo da lata de atum com a maionese e os pickles até formar uma pasta. Molde esta pasta com duas colheres como se estivesse a moldar pasteis de bacalhau e disponha os montinhos de pasta de atum por cima da salada. Termine com umas rodelas de azeitonas pretas e delicie-se!

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Nenhum comentário:

Postar um comentário