quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Pudim de coco e chocolate


Este pudim é fresco e delicioso. É uma boa sobremesa de verão ou em qualquer altura do ano, para dizer a verdade... Se forem fãs de chocolate, então preparem-se porque vão ficar viciados!!

Para a bavaroise de coco:
1 lata de 400 ml de leite de coco light
1 lata de leite condensado magro
1 dl de leite
75 gr de coco ralado
Raspa de um limão
6 folhas de gelatina

Para a ganache de chocolate:
1 pacote de natas frescas (200 ml)
200 gr de chocolate de leite para culinária
100 gr de chocolate negro para culinária (70% cacau)

Preparação:
Num tacho deite o leite de coco e o leite de vaca, que pode ser meio gordo ou magro. Eu usei do magro e ficou bom. Aos leites junte também o coco ralado e deixe levantar fervura. De seguida apague o lume. Entretanto as 6 folhas de gelatina ficaram a amolecer/hidratar em água. Assim que o leite tiver fervido e o lume tiver sido desligado, deite a gelatina já humedecida e escorrida na mistura de leites. Junte também o leite condensado e misture tudo muito bem. Deixe arrefecer. Quando o preparado estiver praticamente frio junte a raspa de um limão. Volte a mexer a mistura e verta-a numa forma com buraco ao meio. A forma deve ter sido previamente untada com óleo. Leve ao frio e deixe solidificar completamente.
Prepare a ganache de chocolate apenas quando o pudim de coco estiver completamente solidificado. Ferva as natas num tacho. Tenha todo o chocolate partido em pedaços bastante pequenos e todos do mesmo tamanho. Assim que as natas estiverem a ferver, deite-as por cima do chocolate. Com o calor das natas o chocolate vai derreter. Mexa bem até obter uma mistura uniforme, lisa e brilhante. Deixe arrefecer. Assim que estiver praticamente frio, mas ainda com consistência líquida, deite na forma por cima do pudim de coco. Volte a levar ao frio. A ganache vai solidificar e formar uma camada de chocolate por cima da camada de coco.
Para desenformar, coloque a forma em cima de um prato e aqueça à volta com o maçarico até que o pudim deslize para o prato. Se não tiver maçarico, aqueça a forma com água quente, usando um pano embebido em água bem quente, por exemplo.Depois de desenformado, decore o pudim com raspas de chocolate.

Bom apetite!




2 comentários: