quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Lombos de garoupa com puré de cenoura e molho de salsa


Hoje trago-vos mais uma sugestão de um prato de peixe rápido e prático e que fica super saboroso. Espero que gostem. Eu utilizei lombos de garoupa fresca, que arranjei. Como a garoupa era grande, serviu para várias refeições. Em relação ao puré, como podem ver a consistência está um pouco líquida. Não me saiu a 100%, mas o sabor estava ótimo. Para corrigir esta questão, adicionem muito pouca água, ainda menos do que a que eu coloquei ou então escorram um pouco o líquido antes de triturarem o puré.

Ingredientes para 2 pessoas:
4 lombos de garoupa
300 gr de batata
300 gr de cenouras
1 cebola média
Azeite qb
Sal e pimenta qb
Noz moscada qb
Sumo de um quarto de limão
1 ramo de salsa

Preparação:
Num tacho deite um fio de azeite e a cebola picada. deixe refogar sem ganhar cor. Passados uns 3 minutos junte a cenoura partida em rodelas todas iguais. Tempere com sal. Passados outros 3 minutos junte a batata cortada em pedaços uniformes. Tempere com mais um pouco de sal. A cenoura entra primeiro porque demora mais tempo a cozinhar. Os pedaços dos legumes devem ser todos do mesmo tamanho para que cozinhem uniformemente. Adicione um pouco de água (0,5 a 1 dl) e deixe-os estufar em lume médio com o tacho tapado. vá verificando se não secam em demasia e não pegam ao tacho.
Entretanto tempere os lombos do peixe com sal. Aqueça azeite numa frigideira anti aderente e, quando a gordura estiver bem quente, coloque os pedaços de garoupa na frigideira com a pele virada para baixo. Deixe cozinhar 3 a 5 minutos (conforme o tamanho dos lombos) em lume alto para a pele ficar bem tostada. Pode pressionar ligeiramente com uma espátula para que a pele toste uniformemente. Quando vir que o peixe começa a ficar esbranquiçado do lado que não tem pele, vire os lombos e deixe cozinhar por mais uns 2 minutos desse lado. Assim que todo o peixe tiver cor, retire e não deixe o alimento secar. Tempere o peixe com pimenta depois de pronto e reserve tapado com folha de alumínio. Na mesma frigideira junte ao azeite o sumo de um quarto de limão e também 1 ramo de salsa muito picada. Misture tudo muito bem já com o lume desligado, aproveitando apenas o calor que sobra. Este molho vai servir para temperar o peixe.
Voltando ao puré, assim que os legumes estiverem cozidos e macios, desligue o lume e triture tudo com a varinha mágica. Retifique temperos e adicione um pouco de noz moscada ralada. Acabe de triturar até obter uma consistência muito sedosa.
Coloque o puré no prato, os lombos de garoupa por cima e o molho de salsa a acompanhar. A acidez do molho combina bem com o peixe e com a doçura do puré de cenoura.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário