quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Bacalhau cremoso com courgette


Um peixe que pode ser confecionado de mais de mil maneiras, só pode ser bom! O bacalhau, além de ser apelidado de fiel amigo da mesa dos portugueses é, realmente, bom e prático. Se tivermos umas postas de bacalhau em casa, basta ver que outros ingredientes existem à disposição e dar largas à imaginação. Foi o que fiz para um jantar a dois, com duas postas grandes que tinha no congelador e uma courgette a sobrar no frigorífico.

Ingredientes para 2 pessoas:
2 postas grandes de bacalhau
1 courgette
1 cebola
1 dente de alho grande
0,5 dl de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
Sal, pimenta e noz moscada qb
2 batatas grandes

Preparação:
Comece por cozer o bacalhau durante 10 minutos num pouco de água. Ao mesmo tempo, refogue a cebola previamente picada, o alho e a courgette em pedacinhos pequenos. Refogue tudo no azeite até os legumes ficarem amolecidos, sem deixar alourar muito.
Retire o bacalhau e reserve a água da cozedura. Retire a pele e as espinhas ao bacalhau cuidadosamente de forma a manter as postas o mais inteiras possível. Entretanto corte as batatas em rodelas grossas e frite-as durante uns 10 minutos (eu fiz na Actifry, foi cerca de 12 m para ficarem com a consistência pretendida). O objetivo é ficar com as rodelas de batata mal fritas, meio cozidas, dado que depois ainda vão ao forno.
Para o molho bechamel derreti uma colher de sopa de manteiga num tacho, juntei igual quantidade de farinha e mexi até formar uma pasta. Depois fui juntando aos poucos a água de cozer o bacalhau e mexendo sempre até adquirir um molho espesso e bem cremoso. Temperei com pimenta e noz moscada moídas e terminei o molho. Retifiquem também o sal, mas pode não ser necessário, pois a água da cozedura do bacalhau já é salgada. Façam a vosso gosto, mas para este prato eu acho que o molho deve ficar denso para se aguentar bem em cima do bacalhau e dos legumes.
Num tabuleiro de forno disponha metade da quantidade do refogado de legumes, coloque as postas de bacalhau por cima e cubra-as com os restantes legumes. Deite o molho bechamel em volta e uma grande parte dele mesmo por cima das postas de bacalhau, para que fiquem cremosas. Por fim coloque em volta das postas as rodelas de batatas fritas e leve ao forno a 220º durante 20 a 30 minutos para alourar e acabar de cozinhar. O resultado é um prato de bacalhau que, apesar de ser confecionado com a posta inteira, fica muito cremoso e suculento.
Sirva com uma salada verde, eu optei por alface roxa. Bom apetite!
Nota: se quiser pode fazer este prato com outros legumes, como algo francês, cenoura em tiras fininhas ou abóbora.




Um comentário: