segunda-feira, 21 de julho de 2014

Salada de frango, fusilis e cogumelos


Fiz esta salada para aproveitar sobras de frango no churrasco. Desfiei o frango, cozi uns fusilis e depois fui ver o que mais havia no frigorífico... O resultado foi esta salada fresca e nutritiva. Espero que gostem da sugestão.

Ingredientes para 1 salada/pessoa:
1 peito de frango ou outras sobras de frango assado ou cozido
Uma mão cheia de massa fusili tricolor ou outra a gosto
100 gr de cogumelos brancos frescos
1 cenoura média
3 folhas de alface
3 nozes
Azeite qb
Vinagre balsâmico qb
1 dente de alho
Sal qb
1 colher de sopa cheia de salsa picada muito finamente

Preparação:
Coloque água com sal a ferver para cozer a massa e dar tempo que esta arrefeça, dado tratar-se de uma salada fria. Coze a massa até estar al dente. Desfie o frango ou corte-o em pedaços pequenos, conforme o gosto. Arranje os cogumelos, corte-os em quartos e salteie-os num pouco de azeite e um dente de alho picadinho.
Descasque a cenoura e rale-a em fios grossos. Corte as folhas de alface em juliana e junte estes ingredientes ao frango desfiado. Assim que a massa tiver arrefecido, junte-a também. Quando os cogumelos estiverem prontos, deixe arrefecer e junte aos ingredientes anteriores. Misture tudo.
Num frasco com tampa (costumo usar um frasco vazio de compota para fazer isto) misture uma proporção de três para uma parte de azeite e vinagre balsâmico, junte um pouco de sal, a salsa muito picada e um pouco do suco de cozinhar os cogumelos. Agite bem o frasco de forma a emulsionar bem todos os ingredientes e deite por cima da salada. Numa tigela, envolva tudo bem e depois deite no prato. Termine deitando por cima de tudo 3 nozes partidas em pedacinhos.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

Um comentário: