terça-feira, 22 de julho de 2014

Peixe espada frito com favas


Tão simples e tão bom! Peixe frito com favas, simplesmente. Eu gosto muito de peixe, como os seguidores mais habituais da Deliciosa Paparoca já se devem ter apercebido, mas o peixe espada talvez seja, curiosamente, o peixe que menos me agrada. Estive mesmo alguns anos sem o comer porque, como gosto de tantos outros peixes, "decidi" que não perdia muito em deixar este de lado. Se calhar perdi... mas ainda vou a tempo de recuperar sabores ;)
O que me agrada menos é a textura um pouco mole do peixe espada. Apesar disso, como gosto de experimentar de tudo e normalmente tudo me agrada, voltei ao dito chato e comprido e, dependendo de como é temperado e confecionado, até fica muito agradável.

Esta receita não tem propriamente quantidades muito certas, pois tudo depende da quantidade de peixe que fizerem, conforme o número de pessoas que vão servir. O "truque" está nos detalhes. Para tornar o peixe mais saboroso temperei-o com antecedência com um pouco de sumo de limão, sal e bastante alho ralado. No momento de fritar, sequei-o muito bem com papel absorvente e passei-o por farinha de milho amarelo. A farinha de milho torna o peixe frito mais crocante e douradinho.

Para as favas, fiz um refogado ligeiro com azeite, cebola picada e alho. Juntei as favas, temperei de sal e adicionei coentros. Reduzi e lume e deixei estufar até as favas ficarem macias. Se necessário, deve juntar um pouco de água para as favas não secarem nem pegarem ao tacho.
Sirva as favas com o peixe e rodelas de limão para refrescar. Uma salada verde também acompanha bem.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário