quarta-feira, 2 de julho de 2014

Hamburguer de salmão com courgette salteada e chips


Esta é uma sugestão boa para crianças, não esquecendo os adultos, os que gostam de peixe e mesmo os que lhe torcem o nariz ;) Uma refeição de hamburguer e batata frita que pode ser aprovada com distinção por qualquer nutricionista!
É uma forma saborosa e muito saudável de comer peixe, neste caso salmão. As tranches de salmão que usei eram de mar (peixe capturado) e muito saborosas. Juntei-lhes tempero a meu gosto, mas podem dar largas à imaginação e fazer outras variantes (com cebola roxa, com outro tipo de ervas aromáticas ou até com especiarias). A courgette salteada fez parceria na perfeição e as batatas foram confecionadas na Actifry, pelo que foram cozinhadas com muito pouca gordura. Outros acompanhamentos que também podem ligar bem com os hamburgueres de salmão: feijão verde cozido, salada de tomate ou uma salada de couscous e legumes.

Ingredientes para 4 hamburgueres:

500 gr de lombos ou tranches de salmão
Meio alho francês
Flor de sal e pimenta qb
1 pedaço do tamanho de um dente de alho de gengibre ralado
Raspas de meio limão
Salsa (2 pezinhos)
1 colher de chá de molho de soja

Acompanhamento: 1 courgette, 1 dente de alho, tomates cereja, sal qb e azeite para saltear

Preparação:
Coloque numa picadora ou processador de alimentos o salmão cru cortado em cubos, o alho francês (parte branca) em rodelas grossas, o gengibre e todos os restantes temperos, incluindo o sal. Triture tudo bem. Retire e faça 4 bolas grandes, que depois deve achatar com as mãos, com a ajuda de uma espátula ou de uma forma redonda. Molde os hamburgueres com cerca de 2 centímetros de espessura. Não é obrigatório, mas será conveniente deixar os hamburgueres no frio por 30 minutos para que fiquem mais consistentes.
Quando chegar a altura de os cozinhar, deite um fio de azeite numa frigideira anti aderente e deixe aquecer bem. Coloque os hamburgueres e deixe cozinhar 2 minutos de cada lado. Vire com a ajuda de uma espátula larga. No fim do tempo retire, não os deixe cozinhar demais para não ficarem secos.

Sirva com a courgette cortada em cubos (de forma a que todos os pedaços tenham casca) e salteada em azeite e alho. Nos últimos minutos, juntei uns tomates cereja que também saltearam com a courgette. Também juntei a este prato umas chips feitas na Actifry e um pouco de molho maionese de compra, pois não tive tempo de fazer outro desta vez. Mas deixo-vos uma sugestão leve e fresca, uma receita da Mafalda Pinto Leite que costumo fazer para acompanhar nugets de frango no forno, mas que também combina bem com estes hamburgueres.

Molho de iogurte:
250 gr de iogurte natural ou grego (sem açúcar)
1 dente de alho
Sumo de meio limão pequeno
1 cenoura ralada (triturada, muito desfeita)
Sal e pimenta qb
Coloque a cenoura e o dente de alho numa picadora e pique até ficar tudo completamente desfeito. De seguida deite numa tigela, junte o iogurte e os temperos e misture tudo muito bem. Sirva com os hamburgueres.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!




2 comentários: