sexta-feira, 11 de julho de 2014

Frango com cebolas caramelizadas e aroma de limão


Para finalizar uma semana que foi intensa, pelo menos por estas bandas, sugiro um franguinho muito rápido e suculento para iniciar o fim de semana de forma descontraída.
Fiquem bem e gozem o sol e o calor!

Para esta receita, use as partes do frango que preferir e a quantidade necessária para servir os seus comensais. Eu usei as pernas. Temperei-as de flor de sal e alhos esmagados. Na verdade, ralei-os com um ralador fininho. Usando este método o alho fica muito fininho e os pedacinhos vão envolver toda a carne.
Coloquei um fio de azeite numa frigideira anti aderente e cebolas em quartos. Deixei as cebolas começarem a cozinhar e juntei o frango com a pele para baixo para ficar corada. Deixei começar a caramelizar e depois virei. De seguida baixei o lume para não queimar e deixei o frango acabar de cozinhar. As cebolas vão largar sucos e açúcares, caramelizando e criando um molho grosso. Se estiver a ficar muito seco, juntem um pouco de vinho branco. Deixem cozinhar cerca de 30 minutos no total. Se necessário, verifiquem junto ao osso se o frango está cozinhado. Desde que não tenha sangue, está pronto e não deve ser cozinhado mais tempo para não ficar seco.
Servi com arroz branco, o molho das cebolas e salada. No fim juntei raspas de casca de limão (só a parte amarela) para dar sabor e frescura.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

2 comentários:

  1. Gostei da sugestão, é bem ao gosto cá de casa!
    Frango é, sem dúvida, a carne que mais consumimos e que mais gostamos.

    ResponderExcluir
  2. É uma excelente carne, pois não é muita gorda e é super versátil, verdade.
    Beijinho, bom fim de semana.

    ResponderExcluir