quarta-feira, 30 de julho de 2014

Creme de ervilha com crocante de presunto


Um creme distingue-se de uma sopa pela sua consistência. Os cremes, de abóbora, cenoura, ervilha, fava ou outros, devem apresentar textura sedosa e têm pouca água, vivendo quase em exclusivo dos legumes com que são confecionados. Dar um sabor diferente ou uma textura a um creme faz com que este brilhe de outra forma e surpreenda quem o vai comer. Neste caso usei hortelã para aromatizar e o presunto para dar sabor e textura, mas podem dar largas à imaginação e fazer as mais variadas combinações. Creme de abóbora com sementes de abóbora tostadas ou creme de cenoura com folhas de salva estaladiças são algumas ideias que ficam guardadas para próximas publicações.

Ingredientes para 2 pessoas:
1 batata média
1 cebola média
200 gr de ervilhas
Sal qb
Água qb
1 dente de alho
1 raminho de hortelã
2 fatias de presunto

Preparação:
Numa panela coloca-se o azeite, o alho e a cebola, tudo picado. Deixa-se cozinhar ligeiramente sem deixar ganhar cor. Juntam-se as batatas cortadas em cubos uniformes. Tempera-se com sal e deixa-se a batata cozinhar uns 2 minutos. De seguida juntam-se as ervilhas, que também se temperam com sal e acrescenta-se um pouco de água, bem como o ramo de hortelã. Deixa-se a mistura cozinhar com a panela destapada para que as ervilhas não percam a cor e não fiquem amareladas. Deixe cozinhar as ervilhas em lume médio e, se estiverem muito secas, junte um pouco de água. A água deve ser pouca, nem chega a cobrir as ervilhas.
Entretanto, ao mesmo tempo que os legumes cozinham, faça o crocante de presunto. Corte a fatia em tiras finas e coloque-as numa frigideira anti-aderente, em lume médio, para que o presunto perca alguma gordura e humidade e fique crocante e estaladiço. Para não deixar queimar, convém mexer de vez em quando. Este processo é lento, vai levar entre 10 a 15 minutos para que o presunto fique desidratado, mas não se queime.
Assim que as ervilhas estiverem cozinhadas, triture tudo com a varinha mágica muito bem até obter uma textura cremosa e muito sedosa. Se necessário, acrescente mais um pouco de água. Pode fazer este creme com água ou com caldo de legumes. Acrescente um pouco de líquido até ficar com a consistência desejada. Volte ao lume só para deixar levantar fervura por um minuto e retifique de sal.
Quando terminado, sirva no prato, guarneça com o crocante de presunto e sirva de imediato para que o presunto se mantenha estaladiço.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário