domingo, 6 de julho de 2014

Cataplana de cherne com amêijoas e mexilhões


Associo várias comidas ao verão: sardinhas assadas, peixe assado em geral, caracóis, saladas frescas, cataplanas...
As cataplanas fazem refeições ótimas, deliciosas, saudáveis e simples de confecionar. Podemos fazer cataplanas de tudo o que a imaginação e o mercado diário nos fornecer. Esta foi de peixe e bivalves, neste caso, cherne, ameijoas e mexilhões. Estava boa, simples e fresca. Soube bem depois de um dia de praia :)

Ingredientes para 2 pessoas:
400 gr de lombos de cherne já arranjados e sem espinhas
300 gr de amêijoas de boa qualidade
6 mexilhões meia casca (há congelados de boa qualidade, mas também podem usar frescos com casca, nesse caso devem ser limpos previamente)
3 tomates maduros
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 malagueta (opcional)
1 ramo de salsa e coentros + folhas de coentros picados para guarnecer no fim
0,5 dl de azeite
Sal qb

Preparação:
Coloque o azeite, os alhos esmagados, a cebola em rodelas e o tomate pelado e cortado em cubos na cataplana. Tempere com um pouco de sal e a malagueta e deixe cozinhar e apurar até a cebola estar macia, mas não totalmente cozinhada. Quando pronta a cebolada (mas não demasiado cozinhada), disponha o peixe por cima e tempere-o com sal. Junte um ramo de salsa e coentros frescos. Deixe cozinhar 5 minutos e depois adicione as amêijoas e os mexilhões.
Em princípio a cataplana vai criar molho com o suco do peixe e de todos os ingredientes mas, se quiser acrescentar suco, adicione um pouco de vinho branco.
No fim, retire as folhas de louro e o ramo de cheiros e polvilhe com coentros frescos picados.
Sirva com batata cozida ou frita, conforme o gosto. Com pão frito também fica bom. Se quiser substituir o cherne por garoupa ou tamboril, também é muito saboroso e os mariscos também são adicionados conforme o gosto de cada um. Todas as variações são possíveis.
As cataplanas são um estímulo à imaginação culinária de conjugações simples e deliciosas!

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!




Nenhum comentário:

Postar um comentário