domingo, 27 de julho de 2014

Cantaril no forno


Gosto muito, mesmo muito de cantaril. É um peixe de carne branca e firme, dos meus preferidos. É bom grelhado, inteiro ou escalado. no forno e em caldeirada. Desta vez fiz com este peixe um prato muito simples, no forno, com o cantaril inteiro aromatizado com alguns legumes e ervas aromáticas. Cozinhei-o destapado para tostar a pele e as rodelas de chouriço que lhe juntei, mas também fica muito bom se cozinharem o peixe embrulhado em papel vegetal ou folha de alumínio.

Ingredientes para 2 pessoas:
1 cantaril de 800 a 1000 gr
Meio alho francês
2 dentes de alho
1 cebola média
Sal qb
0,7 dl de azeite
0,7 dl de vinho branco
6 rodelas de chouriço de carne
1 ramo de cheiros com salsa, coentros e 1 folha de louro

Preparação:
Tenha o peixe arranjado (depois de retiradas as guelras e restantes entranhas) e faça-lhe uns golpes oblíquos. Nestes golpes insira as rodelas de chouriço de carne e os dentes de alho esmagados. Tempere o peixe com sal grosso. Faça um ramo de cheiros com salsa, coentros ou outras ervas a gosto e insira na barriga do peixe com mais uma rodela de chouriço.
Num tabuleiro de pirex coloque o azeite, o vinho branco, a cebola em gomos e o alho francês em rodelas. Coloque o peixe por cima e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Pode virar o peixe a meio da cozedura. Não deixe cozinhar demais (apenas o tempo suficiente para a carne estar toda cozinhada sem que exista sangue junto à espinha, depende do tamanho do peixe, mas nunca deve cozinhar excessivamente para não ficar seco).
No fim sirva com os legumes e o molho que se formou, refresque com mais uns raminhos de salsa fresca e sirva com uma salada verde.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário