domingo, 27 de julho de 2014

As nossas árvores dão muitaaasss ameixas... fizemos compota e um bolo!



No terreno dos meus pais existem várias ameixeiras, todas diferentes: duas de ameixas pretas, outra de amarelas, uma outra de ameixas Rainha Cláudia e outra de umas ameixas grandes, vermelhas por fora e amarelas por dentro. Estas últimas são muito aromáticas. As pretas são docíssimas e as amarelas são as preferidas da minha mãe, que gosta da fruta mais ácida. As Rainha Cláudia são absolutamente deliciosas, pena essa ser a árvore que dá menos quantidade de fruta.
As árvores das ameixas pretas ou vermelhas são as que dão mais quantidade. Por muito que se apanhe, se coma e se dê aos amigos, uma parte dos frutos acaba por cair de maduro. A minha mãe costuma fazer doce destas ameixas. Este ano ficou particularmente bom, uma compota escura e suculenta, com um aroma de canela qb, uma maravilha! 
Entretanto eu revolvi os livros de culinária aqui por casa e encontrei uma receita de bolo de amêndoa e ameixas pretas. Pode ser feito com ameixas secas, mas o ideal é fazer com as frescas, que foi o que eu usei. Ficou muito bom, é um bolo de sabor distinto e diferente. Pode ser comido só ou acompanhado da compota das mesmas ameixas, que foi o que eu fiz e fique com uma "sobremeixa" excelente.

Nota: também é um bolo bom para aproveitar claras, dado que não leva nenhuma gema.

Bolo de amêndoa e ameixas pretas

Ingredientes:
300 gr de amêndoas sem pele moídas
200 gr de ameixas pretas frescas sem caroço
10 claras
200 gr de açúcar amarelo

Preparação:
Partem-se as amêndoas em quatro, ou ao meio se ferem pequenas, e junta-se com a amêndoa e o açúcar. Bata as claras em castelo bem firme e junte ao preparado anterior. Unte uma forma de fundo amovível e encha-a com a massa. Leve ao forno a 170ºC durante cerca de 30 minutos. Verifique com um palito se o bolo está cozido
Sirva apenas assim ou com a compota de ameixa. com um pouco de iogurte grego também fica bom.

Doce de ameixa:
Coloque num tacho 700 gr de açúcar amarelo por cada quilo de ameixas já lavadas e sem caroço. Junte um pau de canela e deixe cozinhar até estar no ponto. Esta é a forma como a minha mãe o faz. Ela corta as ameixas ao meio apenas e não lhes retire a pele, apenas o caroço, pelo que o doce fica bastante consistente e podemos encontrar generosos pedaços de ameixa.

Bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário