sábado, 14 de junho de 2014

Tarte de amêndoa e coco


Uns dias de férias no Algarve e vim viciada em doces com amêndoa. Gosto muito da doçaria algarvia e, desta vez, provei algumas tartes de amêndoa excelentes. Quando cheguei a casa fui pesquisar os meus livros de receitas em busca de doces algarvios com amêndoa. Tenho uma coleção de livros das várias regiões do país que saiu há uns anos no jornal Público. No livro dedicado ao Algarve há uma receita de Toucinho do Céu que resolvi adaptar, juntando algum coco e a massa philo para dar a textura crocante. Já fiz por duas vezes, sempre para jantares com amigos e o doce foi muito bem recebido. Espero que também gostem.

Ingredientes:
300 gr de açúcar
2 dl de água
200 gr de amêndoa ralada + 30 gr de amêndoa palitada
50 gr de coco ralado
125 gr de manteiga
8 gemas + 1 ovo inteiro
2 folhas de massa philo
2 colheres de sopa de amêndoa laminada
Açúcar em pó qb para polvilhar

Preparação:
Misture a água com o açúcar num tacho e leve ao lume até o açúcar ficar em ponto de pérola. Quando atingir este ponto, retire do lume, junte a amêndoa pelada e ralada e o coco (a receita pode fazer-se só com um dos ingredientes - 250 gr de amêndoa ou a mesma quantidade de coco). Junte também a amêndoa palitada. Misture bem e leve de novo ao lume e deixe ferver por dois minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Junte a manteiga e mexa, deixando-a derreter totalmente. Por último bata ligeiramente o ovo inteiro e as gemas e vá juntando os ovos lentamente ao preparado anterior e mexendo sempre para que as gemas não fiquem talhadas.
Cubra uma tarteira com duas folhas de massa philo, colocando uma por cima da outra. Deite o preparado dentro da massa e só depois apare com uma tesoura os excessos da massa. Leve ao forno a 210ºC. Ao fim de 10 minutos polvilhe a tarte com as amêndoas laminadas. Leve novamente ao forno até o recheio estar cozinhado e a tarte tostada (cerca de mais 20 minutos). 
Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.
A tarte deve ficar com uma consistência firme, mas húmida, molinha.



3 comentários:

  1. Ficou tão linda e apetitosa, que maravilha!

    ResponderExcluir
  2. É extraordinária! Assim daquelas que é difícil parar de comer.......

    ResponderExcluir