quarta-feira, 18 de junho de 2014

Pescada dourada com risotto de cogumelos



Esta é uma daquelas receitas boas para fazer quando estamos com pouco tempo. É muito rápida, prática e saudável e penso que o resultado final é melhor e maior do que o trabalho que realmente dá.
A pescada é o tipo de peixe que se pode preparar de muitas formas e que agrada a todos. Os cogumelos também são muito meus amigos e estão quase sempre cá por casa... Por isso, com estes ingredientes, basta puxar um bocadinho pela imaginação para confecionar um prato de peixe delicioso.

Ingredientes para duas pessoas:
2 postas grandes de pescada
1 dl de azeite
3 dentes de alho
Sal e pimenta qb
1 chávena de chá de arroz arbóreo ou carolino
1 cebola 
200 gr de cogumelos brancos frescos
1 dl de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga (usei Becel sabor a manteiga)
1 colher de sopa de queijo da ilha ralado
1 colher de sopa de cebolinho fresco picado

Preparação:
Comece por fazer o refogado do risotto com um generoso fio de azeite, a cebola picada finamente e um alho esmagado. Assim que a cebola estiver transparente, junte o arroz e deixe fritar um pouco. Depois junte os cogumelos laminados, tempere de sal e mexa. Adicione o vinho branco e mexa até o arroz absorver o líquido. Depois vá juntando água a ferver ou caldo de legumes, se tiver tempo de o preparar. Vá juntando aos poucos enquanto o arroz vai cozinhando e absorvendo o líquido. Mexa sempre para não pegar.
Entretanto deite o restante azeite numa frigideira, esmague e pique os alhos e disponha-os na frigideira juntamente com as postas de pescada pescada. Tempere a pescada com sal e pimenta preta moída na altura. Deixe a pescada alourar em lume alto de ambos os lados. A pescada cozinha rapidamente. O objetivo é que fique dourada de ambos os lados e absorva o sabor dos alhos e do azeite.
Termine o risotto, acrescentando o resto do caldo e deixando cozinhar até estar cremoso e no ponto, o que depende do gosto de cada um (prove sempre, é a melhor forma de saber se está bom e a seu gosto). Desligue o lume e acrescente ao arroz uma colher de manteiga, outra de queijo ralado e pimenta moída na altura. Mexa bem para que os laticínios derretam no calor do arroz.
Coloque um montinho de risotto em cada prato e, por cima, os lombos retirados das postas de pescada dourada. Polvilhe com cebolinho picado.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário