quarta-feira, 4 de junho de 2014

Lulas recheadas e panadas com molho de tomate


Hoje proponho-vos um daqueles pratos a que chamo de peixe, mas "peixe guloso". É do mar, é peixe, ou melhor, moluscos, mas é bom mesmo para quem não aprecia muito peixe. Eu adoro tudo o que é do mar, mas cá em casa os gostos não são todos iguais e há que inventar formas de fazer o peixe de forma saudável e muito saborosa. Esta lulas foram recheadas com legumes. O tempero e o panado com fritura, no fim, deram-lhes um toque realmente especial e guloso.
Espero que gostem!

Ingredientes para duas pessoas:
1 kg de lulas (4 lulas grandes inteiras)
6 rodelas de chouriço de carne
1 cebola grande
1 courgette
2 dentes de alho
sal e pimenta qb
2 colheres de sopa de pão ralado
3 colheres de sopa de azeite
Para fritar: óleo, 1 ovo, pão ralado

Preparação:
Arranjar as lulas, deixando-as inteiras. Refogar no azeite as rodelas de chouriço com a cebola picada, os dentes de alho e a courgette ralada. Juntar a isto os tentáculos das lulas, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar. Os legumes vão libertar bastante suco, por isso juntei duas colheres de sopa de pão ralado para dar consistência. Mexer bem e deixar cozinhar, no total, cerca de 15 minutos. De seguida, deixar arrefecer ligeiramente e triturar tudo na picadora. Rechear as lulas com este preparado e fechar cada uma com um palito. Levar as lulas a cozer cerca de 15 minutos em água a ferver temperada com sal. Deixar arrefecer e passar as lulas por ovo e pão ralado. Fritar em óleo quente.

Servi as lulas com salada e molho de tomate caseiro. Se quiser poderá ainda fazer um arroz na água onde foram cozidas as lulas. Fica saboroso.

Para este molho de tomate: deitei 0,5 dl de bom azeite num tacho com 2 dentes de alho esmagados e picados. Deixei "puxar" os alhos. Quando estes começaram a "saltar", mas sem queimar nem fritar, adicionei 4 tomates muito maduros cortados em cubos. Temperei com uma pitada de sal e oregãos (uma colher de café). Deixei cozinhar tudo por 15 a 20 minutos. A meio da cozedura acrescentei 0,5 dl de vinho branco só para refrescar. O molho de tomate vai cozinhando em lume médio. Provei de sal, acrescentei uma pitada muito pequena (colherzinha de café) de açúcar para compensar o ácido do tomate. No fim, triturei o molho.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

3 comentários:

  1. Adoro lulas e gostei imenso do modo como as preparaste!

    ResponderExcluir
  2. Ficou realmente bom e saudável, pois tem a cebola, o tomate e a courgette. Também gosto muito de lulas. Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. hum delicioso aspecto, que refeição deliciosa.

    beijinhos

    ResponderExcluir