sábado, 28 de junho de 2014

Hummus de grão e tomate seco


Este não é exatamente o hummus tradiconal arábe, mas sim uma receita inspirada na original à qual dei sabores mais ibéricos. Podemos chamar-lhe hummus ou, simplesmente, um dip ou pasta para comer com pão tostado ou legumes crus em palitos. A ideia é "mergulhar" o pão, as tostas ou os legumes na pasta e degustar assim mesmo sem mais demoras. Serve como entrada e também é bom para lanches e refeições de petiscos. Esta receita rende uma taça de humus (uma chávena de chá grande bem cheia).

Ingredientes:
200 gr de grão de bico cozido
25 gr de tomates secos
1 colher de chá de oregãos
1 dente de alho
2 colheres de sopa do óleo do frasco dos tomates secos ou a mesma quantidade de azeite de boa qualidade (mais um fio de azeite para pôr por cima antes de servir)
20 gr de cebolinho fresco
25 gr de azeitonas descaroçadas
Meia malagueta picante
1 colher de chá de vinagre balsâmico
Uma pitada de pimenta moída
Uma pitada de flor de sal moída

Preparação:
Coloque todos os ingredientes (excepto o sal e pimenta) numa picadora ou processador de alimentos ou até mesmo num copo para triturar com a varinha mágica (foi como fiz). Triture tudo até formar uma pasta homogénea. Se achar que está muito seca, junte um pouco da água do grão cozido. Depois tempere com o sal e a pimenta e mexa bem. O hummus deve ficar com uma consistência de paste ou paté firme.
Sirva numa taça, colocando um fio de azeite por cima e polvilhando com cebolinho picado (também pode decorar com pedacinhos de azeitona ou de tomate seco). Para acompanhar, qualquer tipo de pão, tosta, pão árabe, tipo "pita" ficará bem. Eu servi com uns palitos largos (de compra) de trigo com sal e sementes de girassol. Eram muito bons e crocantes.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!




2 comentários:

  1. Gostei da sugestão, ficou com muito bom aspecto!

    ResponderExcluir
  2. Um petisco com tão bom aspecto, e que bom que deve ser mergulhar aí umas tostinhas.

    beijos

    ResponderExcluir