sexta-feira, 20 de junho de 2014

Garoupa em aromas cítricos com arroz de coco e lima

Esta receita foi mais uma inspiração do livro do Chef Ramsay, "Cozinhar para os amigos", que o meu pai me ofereceu no Natal. A receita original, na verdade, é um caril de peixe, mas eu fiz algumas alterações, de acordo com o que tinha em casa, que deixaram este prato algures entre um caril e uma moqueca de peixe. Seja como for, estava ótimo, fresco e repleto de sabores vibrantes.
O ponto de partida do prato foi uma garoupa fresca que comprei inteira e arranjei em lombos. O arroz também fazia parte da receita do Gordon Ramsay e ficou um excelente acompanhamento.
Achei este prato francamente delicioso e muito próprio para o verão. Adoro garoupa, acho que é um peixe que se cozinha com sucesso de quase todas as formas. Espero que gostem da sugestão, bom apetite ;)

Ingredientes para 4 pessoas:
8 a 10 lombos de garoupa (todos sensivelmente com o mesmo tamanho para cozinharem uniformemente)
Um pedaço de gengibre fresco com 5 cm
2 malaguetas (com ou sem as sementes, conforme queiram mais ou menos picante)
1 cebola grande
5 dentes de alho
1 fio generoso de azeite
5 gr de talos dos pés de coentros frescos (+ 2 colheres de sopa de folhas de coentros)
1 colher de café de sementes de coentros
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de açafrão (usei açafrão em pó)
4 cravinhos da Índia
1 colher de chá de pimenta branca em grão
Sal qb para temperar o peixe e o arroz
2 tomates de cacho maduros
0,5 dl de água
1 dl de leite de coco espesso

Para o arroz:
2 chávenas de chá de arroz agulha ou outro que fique solto
200 ml de leite de coco + 200 ml de água
Sal qb
Sumo de 1 lima
Raspas de coco tostadas para guarnecer (opcional, não usei porque não tinha coco ralado - guarneci com raspas de lima e coentros)

Preparação:
Comece por arranjar a garoupa em lombos, retirando todas as espinhas, mas reservando a pele para o peixe não se desmanchar. Tempere com sal e cubra com umas colheradas de leite de coco até ao momento de cozinhar. Tape com película aderente e reserve no frio.
Ponha o leite de coco, a água, sal e sumo da lima ao lume, tudo junto num tacho. Quando estiver a ferver, adicione o arroz. Coza 8 a 10 minutos em lume médio até o arroz absorver a maioria do líquido. Desligue o lume e deixe continuar a cozer no vapor, com o tacho tapado, por mais 5 a 10 minutos.
Enquanto o arroz cozinha, coloque numa picadora todas as especiarias, incluindo o gengibre, o tomate em cubos, meia cebola, 3 alhos, os pés de coentros (as folhas são para guarnecer no fim). Triture tudo até formar uma pasta.
Coloque o azeite num tacho e junte a outra meia cebola e dois alhos picados. Deixe refogar levemente. Junte a pasta de especiarias, mexa e deixe cozinhar. Junte o leite de coco e um pouco de água com cuidado para que o molho não fiquem líquido nem excessivamente espesso. Tempere com uma pequena pitada de sal (não muito porque o peixe já está temperado). Entretanto junte o peixe, tape o tacho e deixe cozinhar por 10 a 12 minutos. No fim, desligue o lume, reserve por mais 5 minutos, junte as folhas frescas de coentros e sirva com o arroz.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!






Nenhum comentário:

Postar um comentário