quarta-feira, 25 de junho de 2014

Filetes de garoupa na frigideira com arroz cremoso de ameijoas



Sabores do mar, envolvidos pelo delicioso e tão português arroz carolino. Portugal à mesa, com muito sabor, muita saúde e muita frescura! É essa a proposta de hoje, uma receita que foi inspiração do momento, no fim de um dia de trabalho. Uma ótima forma de relaxar e de comer um bom jantar, claro ;)

Ingredientes para 2 pessoas:
6 filetes de garoupa (500 a 600 gr de peixe)
1 chávena de chá de arroz carolino
Meio quilo de ameijoas (pesadas com a casca)
1 raminho de coentros
5 dentes de alho
1 cebola média
1,5 dl de azeite
Sal e pimenta qb
1 pedaço de gengibre fresco do tamanho de um dente de alho
1 dl de vinho branco
1 colher de sobremesa de manteiga

Preparação:
Arranje os filetes de garoupa, retirando todas as espinhas, mas mantendo a pele, e tempere-os com sal, pimenta preta moída, 1 dente de alho grande ralado finamente e gengibre ralado também finamente (a quantidade indicada, não mais). Deixe o peixe a marinar no frio, tapado com película aderente, enquanto prepara o arroz.
Coloque  num tacho 0,5 dl de azeite e 4 dentes de alho muito esmagados. Quando estiver quente, junte as ameijoas e os coentros picados (reserve algumas folhinhas para guarnecer no fim). Cozinhe as ameijoas como se fosse à "Bulhão Pato", mas com o tacho tapado para criar suco. Deixe cozinhar por 2 a 3 minutos e acrescente duas chávenas de água temperada com uma pitada de sal. Tape de novo e deixe cozinhar mais 2 minutos. Quando as ameijoas estiverem todas abertas, desligue o lume e reserve o caldo. Retire as ameijoas do tacho e retire o miolo das cascas, deixando apenas algumas inteiras para guarnecer no fim.
Deite 0,5 dl de azeite num tacho (pode ser o mesmo, depois de retirado o caldo) e a cebola picada. Deixe refogar um pouco até a cebola começar a alourar e junte o arroz carolino. Deixe o arroz frigir um pouco, tal e qual como se estivesse a fazer um risotto. Depois junte o vinho branco, mexa e deixe o arroz absorver o líquido. Junte metade do caldo das ameijoas e vá mexendo com o lume médio. Quando o arroz tiver absorvido quase a totalidade do caldo, junte o restante, retifique de sal e deixe o arroz acabar de cozinhar (não mais do que 15 minutos no total). Quando estiver pronto, adicione o miolo das ameijoas e uma colher de manteiga. Mexa para que a manteiga derreta com o calor do arroz. Volte a tapar o tacho até ao momento de servir.
Entretanto, deite o restante azeite numa frigideira previamente esfregada com um dente de alho esmagado. Deixe o azeite aquecer e coloque cuidadosamente os filetes de garoupa com a pele virada para baixo para que fique bem tostada. Deixei cozinhar por 3 minutos em lume alto. Vire o peixe e deixe cozinhar mais 1 a 2 minutos (se tiver placa vitrocerâmica, pode desligar neste momento e o peixe acaba de cozinhar com o calor que sobra).
Faça o empratamento com o arroz cremoso, os filetes por cima e termine com algumas ameijoas, o azeite de cozinhar o peixe e folhas de coentros.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!  





Um comentário: