segunda-feira, 9 de junho de 2014

Costeletas de peru com favas e ervas aromáticas


Porque adoro favas e porque elas não são boas apenas com entrecosto, deixo-vos esta sugestão. Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de costeletas de peru
800 gr de favas 
0,5 dl de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
Meio chouriço de carne em rodelas
1 ramos de cheiro (coentros, louro e hortelã)
1 dl de vinho branco
1 malagueta (opcional)

Peça no talho que cortem a perna de peru (a parte mais grossa, da coxa) em bifes ou costeletas. Mesmo que as costeletas não fiquem muito direitas, não tem importância, pois estes nacos de carne da coxa do peru são sempre muito saborosos e servem para várias receitas. Eu costumo escolher uma perna bem grande, peço que cortem a coxa em costeletas e reservo a zona de baixo, do couto, para assar no forno.

Tempere as costeletas com louro, alho, sal e pimenta preta. Num tacho faça um refogado com azeite, cebola picada, alhos esmagados e algumas rodelas de chouriço de carne de boa qualidade. Deixe alourar um pouco e depois junte as costeletas para alourarem por fora. Assim que estiverem a ficar lourinhas, junte uma quantidade de favas a gosto, um ramo generoso de coentros e um raminho pequeno de hortelã. Adicione um bocadinho de picante, se gostar, e regue com vinho branco. Tape o tacho e deixe cozinhar até as favas estarem tenras.
No fim, retire o ramo de cheiros e adicione mais um raminho de hortelã, mexa para libertar o sabor e retire. Polvilhe com folhas frescas de coentros. Sirva com arroz branco.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!




Um comentário: