sexta-feira, 27 de junho de 2014

Bolo de queijo ricotta e frutos silvestres da prima Margarida




Comi este bolo há umas semanas num jantar em casa da prima Margarida e do primo Zé Lopes, de onde saímos quase a rebolar... O cozinheiro de serviço fez os pratos principais, todos muitos bons, e a Margarida preparou várias sobremesas, entre elas este bolo que me "caiu no goto" logo quando olhei para ele... Quando provei, confirmou-se o aspeto: uma delícia! Como sou doidinha por queijo, assim que percebi que o dito cujo levava queijo na sua preparação, ainda fiquei a gostar mais dele ;)

A Margarida teve a gentileza de dar a receita. Ainda não a fiz, só dei ao dente no referido jantar... Mas pretendo experimentar e deixo-vos a sugestão para que tenham um doce fim de semana.
Nota: estas quantidades fazem um bolo bastante grande, rende 12 fatias ou mais.
 
Ingredientes:
150gr de açúcar
150gr de margarina (podem usar uma margarina vegetal leve, como a Planta ou Becel sabor a manteiga)
2 ovos inteiros + 1 gema
120gr de farinha de trigo
30gr de chocolate em pó

Para a parte de cima: 1 lata de leite condensado, 6 ovos inteiros, 1 embalagem de 250 gr de queijo ricotta. 1 frasco de compota de frutos silvestres (300 a 350 gr).

Preparação:
Bata a margarina com o açúcar muito bem e depois junte os ovos, a farinha e o chocolate. Numa forma de fundo amovível (obrigatório porque o bolo não pode ser virado ao contrário para desenformar), deita-se a mistura e leva-se ao forno cerca de 20 minutos a 190º. Coloque a forma na parte inferior do forno e vá testando com um palito para ver se está cozido ao fim dos 20 minutos.

Entretanto, vá preparando a parte de cima. Desfaça o queijo com um garfo. Depois deve bater com uma colher todos os ingredientes (ovos, leite condensado e queijo), misturando até obter uma consistência homogénea. Vai ficar com um aspeto líquido. Deita-se este preparado por cima da base de bolo que está na forma e, por cima, coloca-se o doce de frutos silvestres até cobrir toda a superfície do bolo. Como o preparado de queijo está líquido, a compota vai afundar, mas é normal. No fim, vai ficar uma mistura deliciosa.
Coloque novamente a forma no forno a 180º, agora na zona do meio do forno. Deixe por cerca de 45 minutos ou até a parte superior estar firme (teste com um palito) e de tom castanho.
Se fizer o bolo no verão, leve-o um pouco ao frio antes de servir.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Gosto dessa do rebolar:)
    Ficou mesmo guloso e esse interior já me deixou a salivar.
    Gosto muito de usar queijo ricotta em doces, levo a receita.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sandra, "rebolar" é a expressão... porque andar quase era difícil depois de todas as iguarias que os nossos primos nos prepararam nesse dia ;) o bolo é mesmo bom e fica um bolo bem grade, experimenta. Beijinho!

    ResponderExcluir