sábado, 21 de junho de 2014

Arroz de pato


Este clássico é um prato que adoro e, parecendo simples, nem sempre é bom... Em certos restaurantes o prato é confecionado com excelência e até com um toque diferenciador, enquanto outros nos servem um arroz seco e sem graça.
Sendo a base do prato sempre a mesma (o arroz e o pato), certo é que cada cozinheiro tem os seus truques e detalhes que fazem a receita ficar personalizada. Deixo-vos a minha versão mais tradicional, pois às vezes também introduzo variantes. Mas isso fica para outra receita. para já gostava de partilhar esta fórmula simples e saborosa de fazer o arrozinho de pato. Quá quá!

Ingredientes:
1 pato de 2 kg com miúdos
2 cebolas grande + 1 média para cozer com o pato
1 alho francês
3 dentes de alho
1 dl de azeite
2 folhas de louro
3 cravinhos da Índia
1 colher de chá de alecrim
3 chávenas de arroz carolino
100 gr de bacon
80 gr de chouriço de carne de boa qualidade
1 dl de vinho do Porto

Preparação:
Coza o pato com os miúdos em água e sal e com uma cebola espetada com três cravinhos e um alho francês partido ao meio. Depois de cozido, retire a pele e ossos e desfie toda a carne. Reserve a água. Parta os miúdos em pedacinhos (não use o pescoço).
Coloque o azeite num tacho, aqueça e junte as cebolas picadas e os alhos esmagados e picados, bem como as folhas de louro. Deixe começar a refogar e junte o bacon em fatias finas e os miúdos do pato em pedaços. Deixe refogar e cozinhar tudo por uns minutos, sem queimar a cebola. Por fim junte o pato desfiado, o alecrim e o vinho do Porto. Mexa e deixe a carne tomar sabor cerca de 10 minutos com o tacho tapado.
Entretanto vá cozendo o arroz na água da cozedura do pato. Esta água já tem gordura e sal, no entanto deve retificar temperos. Deixe cozinhar o arroz até estar quase totalmente cozido, ou seja, deixe-o ligeiramente "rijinho" (9 a 10 minutos). Por fim, retire o arroz da água da cozedura, mas deixe-o levar algum líquido (não se preocupe em escorrer muito, este líquido vai ajudar a terminar a cozedura do arroz no forno). Misture o arroz com o pato, envolvendo tudo bem. 
Disponha num tabuleiro de forno e guarneça por cima com rodelas de chouriço de carne. Leve ao forno a 220º até estar tostado. Sirva com salada.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!




Um comentário: