quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pescada Primavera


A primavera é tempo de cor, frescura e refeições leves e saborosas. A pescada é um daqueles peixes que pode ser preparado de várias formas. E o tomate fica bem com quase tudo e é um alimento muito fresco para as ementas de primavera e verão. Desta vez fiz uma tomatada diferente, pouco cozinhada e muito fresca. A pescada assou à parte, no forno e, como havia uma batata doce esquecida, ela também foi fazer companhia à pescada na viagem até ao forno...

Ingredientes (para duas pessoas)
2 postas grandes de pescada
Meio alho francês (parte branca)
4 tomates frescos maduros de cacho
1 dl de azeite
Tomilho, flor de sal e pimenta qb
3 pés de salsa (inteiros)
3 pés de coentros (picados)
Batata doce e salada para acompanhar

Preparação:
Lave e corte a batata doce em rodelas grossas e tempere com tomilho e flor de sal. Coloque em cima de folha de alumínio num tabuleiro de forno e regue com um fio de azeite (não feche a folha de alumínio).
No mesmo tabuleiro, ou noutro, coloque folha de alumínio onde vai colocar o alho francês cortado em rodelas. Por cima do alho francês, disponha as postas de pescada temperadas com flor de sal, pimenta e tomilho. Junte uns pés de salsa inteiros para aromatizar, regue com um fio de azeite e tape o alumínio para o peixe manter os sucos enquanto cozinha.
Leve ao forno por 30 minutos a 220ºC ou até o peixe estar cozinhado e as batatas macias e tostadas.
Numa frigideira coloque o resto do azeite, junte as rodelas de alho francês, entretanto retiradas do peixe, e deixe refogar por 1 minuto apenas. Corte todos os tomates em cubinhos pequenos e junte ao refogado. Tempere de flor de sal e pimenta. Isto vai cozinhar apenas por 2 a 3 minutos, de forma a que o tomate ganhe gosto, mas fique com os cubos inteiros e mantenha a frescura. Desligue o lume e junte os coentros picados. Misture bem, retifique de sal e deite este molho por cima do peixe. Sirva com as rodelas de batata e salada verde variada.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!





Nenhum comentário:

Postar um comentário