quarta-feira, 21 de maio de 2014

Codornizes com puré de favas e crocante de chouriço



Nesta altura do ano, comer favas frescas é um prazer. E para prolongar esse prazer por mais uns tempinhos, até podemos comprar estas leguminosas frescas, descascá-las e congelar em saquinhos para confecionar mais tarde quando as saudades de favas apertam... 
Na minha família gostamos todos muito de favas. A minha avó paterna fazia muitas vezes favas guisadas com entrecosto por ocasião do seu aniversário, no início de maio. A mãe do meu marido também fazia um arroz de favas com entrecosto, ideia que eu "adoptei" a pedido do Rui e à qual me rendi. Em vez de fazermos as favas com entrecosto e servirmos o arroz à parte, cozinhamos o arroz no molho das favas e fica um arroz malandrinho com favas, entrecosto e enchidos. Muito bom! Mas essas receitas ficam para outra ocasião. São as sugestões mais tradicionais (que adoro!), mas hoje proponho usar as favas de forma diferente. Trata-se de um puré de favas, que foi feito a pedido do meu pai. Uma forma diferente e muito saborosa de comer este alimento. Uma receita para quem gota mesmo muiiiito de favas! Por aqui, todos gostaram ;)

Para o puré de favas para duas pessoas:
600 gr de favas
1 raminho de coentros (4 a 5 pés com folhas e caules)
1 cebola pequena (usei cebola roxa)
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta qb
Paprika qb

Para o crocante de chouriço: 6 rodelas de chouriço de carne de boa qualidade cortadas em cubinhos muito pequenos

Comece por cozer as favas em água e sal. Ainda quentes, retire-lhes a pele e deixe escorrer bem toda a água da cozedura. Numa frigideira ou tacho anti aderente deite os cubinhos de chouriço e deixe fritar na própria gordura até estarem crocantes e esturricados sem deixar queimar. Retire e reserve.
No mesmo tacho deite o azeite, a cebola e alho picados e deixar refogar até a cebola estar transparente. Neste momento, junte as favas e deixar saltear um pouco. Acrescente o ramo de coentros. Deixe cozinhar por 3 minutos. Retire e coloque tudo (incluindo os coentros) num robot de cozinha para triturar ou então faça-o com a varinha mágica, foi como fiz e ficou cremoso rapidamente. Depois de ter as favas transformadas numa pasta e ter obtido um puré, coloque novamente no tacho e leve ao lume mais um pouco. Junte um fio de azeite e tempere com paprika. Mexa e deixe cozinhar por 2 minutos apenas para obter uma consistência sedosa e homogénea.
As codornizes (uma ou duas por pessoa) foram simplesmente temperadas com uma pasta de azeite, sal e alho fresco ralado. Depois de as untar com esta mistura, deixei marinar por uma hora. Depois fritei-as com um pouco de azeite. Fui virando até estarem tostadas de todos os lados e a pele ter empolado com o calor da fritura. Servi-as em cima do puré de favas e com o crocante de chouriço.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável! 



2 comentários: