sábado, 10 de maio de 2014

Cannellonis de atum e espinafres com queijo da ilha



Ontem acordei com vontade de comer cannellonis. Tinha mesmo que ser, pronto! Acordei a pensar naquilo e assim fiquei todo o dia. Fui à loja dos frescos, uma frutaria fantástica que tenho quase à porta de casa com todos os vegetais, legumes e frutas vindos diretamente do MARL, trouxe um enorme molho de espinafres (trago sempre!!) e a simpática senhora que me atendeu até comentou que costumava fazer empadão de atum e espinafres, ao que eu respondi logo: "E eu vou fazer cannellonis!". E fiz mesmo! Já tinha pensado que queria cannellonis, mas não me apetecia carne, por isso fiz cannellonis de atum e espinafres e ficaram tão, mas tão bons... Estavam mesmo gulosos e mais quantidade tivesse feito, mais tinha comido ;) E foi assim o jantar de sexta-feira cá em casa. Bom fim de semana para todos!

Ingredientes (para duas pessoas):
10 cannellonis
3 latas de atum de conserva
1 cebola roxa
Meio molho de espinafres (ou uma embalagem, se for de supermercado, ponham a quantidade a gosto)
3 colheres de sopa de azeite
3 alhos
1 pacote de 200 ml de natas (usei de soja)
100 gr de queijo da ilha ralado
80 gr de mozarella ralada (usei da light)
Sal, pimenta, noz moscada e oregãos qb

Preparação:
Deite o azeite num tacho juntamente com a cebola e os alhos, tudo picado. Deixe refogar e, quando a cebola estiver macia, junte o atum desfeito com um garfo. Vá mexendo. Dos 200 ml de natas, retire umas 2 a 3 colheres de sopa, junte a este preparado para dar cremosidade e continue a cozinhar por alguns minutos. Lave bem os espinafres (folhas e caules) e pique-os em juliana. Junte ao preparado. Tempere de sal e pimenta e deixe os espinafres cozinharem por 3 minutos.  No fim, adicione 30 gr de queijo da ilha ralado e mexa (o queijo vai derreter com o calor do forno e encorporar nos restantes alimentos).
Coza os cannellonis em água e sal até ficarem ligeiramente cozidos, mas rijinhos (3 minutos de fervura). Recheie cada cannelonni com a mistura de atum e espinafres. Coloque todos os cannellonis num pirex de forma a que fiquem bem juntos.
Numa taça, misture os dois tipos de queijo ralado e as natas. Deite tudo por cima  dos cannellonis. Termine com um pouco de noz moscada ralada no momento. Leve ao forno a 220º até estar gratinado. Quando estiver pronto, retire do forno e polvilhe com oregãos secos.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!







Nenhum comentário:

Postar um comentário