terça-feira, 6 de maio de 2014

Bolo de chocolate com natas sólidas e morangos



Fiz este bolo para o Dia da Mãe. A minha mãe gostou muito e eu gostei que ela tivesse gostado. Podia dizer tanta coisa sobre o bolo, mas hoje só me apetece dizer isto. Fiquem com a receita e com muito amor...

Para o bolo:

6 ovos
250 gr açúcar
140 gr chocolate derretido (70% de cacau)
2 dl de leite e 2 colheres de sopa de margarina líquida
150 gr de farinha + 1 colher de sobremesa de fermento

Bata os ovos inteiros na batedeira com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e com o dobro do volume. Entretanto o chocolate está a derreter em banho maria com 2 dl de leite e 2 colheres de sopa de margarina líquida. Vá mexendo o chocolate até obter um creme muito fluído e uniforme. Junte este preparado aos ovos depois de os bater por 10 minutos (até ter o tal preparado esbranquiçado tipo mousse). Vá juntando o chocolate derretido lentamente e envolvendo com uma colher de pau até misturar bem todo o chocolate na massa. Depois junte a farinha peneirada com o fermento. Deve ser adicionada lentamente e sempre com a colher a envolver de baixo para cima. A massa do bolo vai ficar uma espécie de mousse muito leve e fofa.
Coloque o preparado numa forma redonda com aro removível untada de margarina e polvilhada de farinha. Coloque no forno pré aquecido a 200º e deixe ficar por 30m. O objetivo é que o bolo fique muito fofo. Para quem gosta, até pode ficar um pouco mal cozido no centro, pois assim ficará ligeiramente cremoso e "molhadinho".

Para o creme de natas e morangos:


2 pacotes de natas (4 dl)
2,5 dl de leite
Açúcar a gosto (usei 3 colheres de sopa)
Morangos a gosto (usei 300 gr, sendo que utilizei 200 gr no creme e guardei os restantes morangos para decorar o bolo)
5 folhas de gelatina incolor

Deixe as folhas de gelatinas de molho em metade do leite para hidratarem e amolecerem. Bata as natas levemente, de forma a fazerem alguma espuma, mas sem que fiquem totalmente sólidas. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Depois derreta as folhas de gelatina no restante leite a ferver e junte às natas. Mexa bem. Este preparado vai ficar líquido, pois as natas são apenas ligeiramente batidas. Vai ficar uma espécie de panacotta, mas com um sabor de natas mais cruas, dado que não vão ao lume a cozer. Junte 200 gr de morangos partidos em pedaços às natas. Disponha este preparado numa forma exatamente com o mesmo diâmetro da forma do bolo e leve ao frigorífico até solidificar.

Montagem do bolo:

Vai necessitar dos restantes morangos (100 gr) e de 60 gr de chocolate derretido em banho maria.
Ainda com o bolo dentro da forma, deite o creme de natas e morangos já solidificado por cima do bolo. Depois retire o aro lateral da forma. Vai ficar com a camada de chocolate em baixo e o creme de natas com morangos em cima, pois ambas as partes são redondas e do mesmo tamanho.
Derreta o chocolate em banho maria e, com a ajuda de um garfo, vá desenhando fios de chocolate por cima do bolo para formar uma espécie de "rede" com um garfo (basta deixar cair fios de chocolate derretido em cima do bolo, o chocolate vai solidificar rapidamente e ficará um "desenho abstrato" por cima do creme de natas). Termine a decoração com os morangos (reserve os mais bonitos, todos do mesmo tamanho para este efeito). Dê largas à imaginação: pode manter os pezinhos verdes da fruta e molhar ligeiramente os morangos num pouco de chocolate derretido. Pode polvilhar com açúcar em pó ou não. Faça como o instinto do momento mandar. O que interessa é que a mãe goste :) A mãe ou quem quer que prove este bolo feito com tanto carinho e dedicação.

Deve ser servido frio. Bom apetite!





2 comentários: