sábado, 26 de abril de 2014

Tostas de atum com tomates secos


Uma entrada simples, saborosa e saudável é o que vos proponho hoje. Costumo ter sempre latas de atum em casa e faço as mais variadas receitas com esta conserva, desde simples saladas a pratos de massa, passando por entradas. O atum de conserva é sempre bom para ser transformado em paté. O segredo é deixá-lo cremoso e bem temperado. Esta sugestão é leve e fresca, o abacate substitui a maionese ou natas, fica muito bom!

Ingredientes:
2 latas de atum
1 abacate maduro
Sal e pimenta qb
Sumo de meia lima
Tomate seco qb
Folhas de manjericão ou de coentros
Pão tostado

Preparação:
Toste fatias de pão tipo alentejano no forno. Numa picadora triture o conteúdo das duas latas de atum. Junte a polpa do abacate bem maduro, desfeita com um garfo, para que envolva bem com o atum. Triture e misture tudo. Tempere com sal, pimenta e sumo de meia lima. Misture bem, coloque este paté por cima das fatias de pão tostado e guarneça com pedaços de tomate vermelho seco e folhas de manjericão (neste dia, como não tinha, juntei coentros, também fica bom).

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



2 comentários:

  1. Faço imensas vezes paté de atum com iogurte grego para substituir a maionese. Fica leve, mais saudável e uma verdadeira delícia! Mas esta ideia com abacate adorei também! Vou já anotar para experimentar um dia destes para uma entradinha ;)
    Beijinhos e bom fim de semana *

    ResponderExcluir
  2. Também costumo fazer o paté de atum, noutra versão, com iogurte natural magro, raspa de limão e salsa picada. Também fica leve e ainda fica mais fresco do que este com o abacate. É engraçado como uma entrada tão simples pode ter tantas versões ;)
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir