quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pastéis de bacalhau deliciosos e fofos


Já cá não está quem fazia os melhores pastéis de bacalhau. Não pretendo fazer igual, até porque a receita escrita se perdeu... ou nunca existiu, estava "de cabeça". Pretendo fazer uns bons pastéis, com uma receita minha, suculentos e fofinhos, pois era assim que os "originais" ficavam. E talvez consiga de alguma forma prestar homenagem a uma pessoa boa que desapareceu cedo demais... Também tenho por objetivo brindar o palato da minha cara metade com uma memória de carinho e coisas boas, comidas domingueiras, caseiras, feitas com amor.

Receita para cerca de 2 dúzias de pastéis

Ingredientes:
500 gr de bacalhau (pesei depois de cozido e depois de retiradas todas as espinhas e peles, corresponde a 3 postas de bacalhau)
750 gr de batata para cozer (pesei depois de cozida, mas basta dar o desconto das cascas que se retiram)
1 cebola grande
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
15 gr de salsa fresca picada
3 ovos 
1 pitada de pimenta preta moída (meia colher de café)
Óleo para fritar

Preparação:
Num tacho com água, coza o bacalhau com as batatas e um dente de alho esmagado. Depois de tudo bem cozido, retire todas as peles e espinhas ao bacalhau e desfie-o. Coloque as batatas num pano da loiça e junte-lhes o bacalhau, esmague tudo dentro do pano. Este processo pode ser feito passando as batatas pelo pass-vite, mas eu costumo fazer com o pano e resulta bem, fica com a consistência perfeita. As batatas devem estar bem cozidas e quentes, para que se desfaçam. Amassando tudo dentro do pano vamos conseguir misturar muito bem as batatas e o bacalhau, formando uma pasta homogénea.
No tacho onde cozeu o bacalhau e as batatas deite o azeite e a cebola picada muito finamente. Deixe refogar ligeiramente de forma a que a cebola amoleça um pouco. Faça isto em lume médio e por poucos minutos para a cebola nunca queimar e ficar apenas ligeiramente amolecida. Quando atingir esse ponto, desligue o lume e deite no tacho a mistura de bacalhau e batata. Misture bem com uma colher de pau. Junte um raminho de salsa (15 gr - só folhas) picada muito finamente. Junte 3 gemas de ovos e uma pitada de pimenta preta moída. Volte a misturar muito bem e verifique se precisa de adicionar sal. Em princípio não porque o bacalhau é salgado, mas se for necessário, retifique.
Por fim, bata as 3 claras de ovo em castelo e junte à massa, envolvendo bem. Com 2 colheres de sopa molde os pastéis e frite-os em óleo quente.
Se pretender guardar, coloque-os bastante direitos, num tabuleiro por exemplo, e congele. Assim que estiverem congelados, pode retirar do tabuleiro e colocá-los em saquinhos de congelação bem fechados para não formarem gelo em volta.

Bom apetite!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário