segunda-feira, 7 de abril de 2014

Iscas gulosas!!

Um prato de iscas é um daqueles petiscos que tem tanto de simples, como de delicioso e muito, muito português. Para quem gosta, claro! Quando se trata de certos tipos de carne, como as iscas, acho que é uma comida que se ama ou se detesta... Nós cá em casa adoramos! Faço sempre as iscas de fígado de porco. Peço no talho que cortem a carne em fatias finas e direitinhas. Faço sempre as iscas fritas, acompanhadas de batata frita e ovo estrelado, mesmo "à gulosa" :)
O meu marido também gosta assim, não dispensa a batata frita (na Actifry, quase sem gordura) e o ovo estrelado, como se fosse um bitoque, mas de iscas. É muiiiito boooom! Para "desenjoar" e acompanhar o prato de alguma verdura, junto sempre feijão verde cozido, espinafres salteados, esparregado ou espargos. São as verduras que eu acho que conjugam bem com as iscas.
Desta vez, estas ficaram especialmente saborosas, dei um toque diferente do habitual ao molho e ficou aprovadíssimo.

Iscas gulosas para duas pessoas

Ingredientes:
500 gr de fígado de porco cortado em iscas finas
3 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
4 folhas de louro
Sal e pimenta qb
1 dl de vinho branco
2 colheres de sopa de molho inglês
1 dl de nata de soja
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
Batata frita em palitos, ovo estrelado e verdura para acompanhar

Preparação:
Tempere as iscas com sal, pimenta preta moída, alhos laminados e louro. Deixe tomar sabor por meia hora. Numa frigideira anti aderente aqueça o azeite. Quando estiver quente, disponha as iscas. O azeite deve estar bem quente para as iscas ficarem louras e tostarem em contacto com a frigideira. Deixe fritar em lume forte durante 1 a 2 minutos e vire as iscas. Deixe alourar do outro lado, depois junte o vinho branco e o molho inglês e reduza o lume para uma temperatura média. Deixe cozinhar poucos minutos (2 a 4, conforme grossura das iscas) porque as iscas muito finas cozinham rapidamente. Se ficarem tempo demais ao lume ficam passadas demais e tornam-se secas.
Retire as iscas e reserve. Junte as natas ao molho e deixe engrossar. Retifique de sal. No fim sirva as iscas com o molho e deite salsa fresca picada finamente por cima de tudo. Na minha opinião a salsa dá uma frescura espetacular a este prato e a mistura dos sabores fica uma maravilha.
Resta servir com as batatas fritas, a verdura (neste caso era feijão verde cozido) e os ovos estrelados.

Bom apetite, deliciem-se!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário