sábado, 19 de abril de 2014

Farófias


Em fim de semana de Páscoa, nada melhor que um doce das nuvens... farófias! É dos doces mais delicados, leves e, ao mesmo tempo, deliciosos que podemos ter nas nossas mesas festivas.
Tenham tempo para as fazer, com carinho e dedicação.
E tenham um Páscoa Feliz :)

Ingredientes
8 ovos
320 gr de açúcar
2 colheres de sopa rasas de Maizena
1,5 l de leite meio gordo
2 cascas de limão (só a parte amarela)
Canela qb para polvilhar

Preparação
Separe as claras das gemas e bata as claras em castelo. Estando firmes, junte 90 gr de açúcar. Continue a bater até ficarem espessas e secas.
À parte ferva o leite com as cascas de limão e o restante açúcar. Estando a ferver, reduza o lume para que fique numa fervura suave e comece a introduzir colheradas grandes de claras. Deixe-as cozer rapidamente, virando para que cozam uniformemente (não mais do que 2 a 3 minutos e para cada farófia). Retire-as do leite com uma espumadeira e deixe num passador para escorrerem o excesso do leite. Depois de as cozer todas e deixar a escorrer, coloque-as numa travessa ou taça grande.
Deixe arrefecer totalmente o leite do cozer as farófias e coe para que fique sem nata ou outros resíduos. Acrescente a maizena diluída num bocadinho de leite frio. Acrescente as gemas ligeiramente batidas com um garfo. Misture com o leite, mexa bem. Leve a lume brando, mexendo sempre para engrossar até obter uma espécie de molho inglês. O molho deve ficar liso, fluído e brilhante, nunca aumente o lume, pois este tipo de molho não reage bem a altas temperaturas. Tem que ser feito com calma para engrossar sem ganhar grumos.
Deixe o molho arrefecer e cubra as farófias com ele. Polvilhe com a canela. Enfeitei com algumas amêndoas por estarmos em época pascal, mas podem decorar com um raminho de hortelã fresca ou uns frutos vermelhos. Ou então deixem simplesmente cair a canela em pó por cima das farófias e do molho... Tão booooom!!!

Bom apetite e Boa Páscoa!

Um comentário:

  1. Óptima sugestão para a Páscoa, que espero que seja muito feliz aí em casa :)

    ResponderExcluir