sexta-feira, 11 de abril de 2014

Bolo de mel e nozes


Doces sugestões já a pensar na Páscoa... porque estas festividades nos levam até à cozinha e nos fazem querer passa um tempo bom e demorado à mesa...

Esta sobremesa está referenciada como "pudim" no livro de onde a retirei. Eu considero que lhe podemos chamar "pudim bolo". A consistência é densa e húmida ao mesmo tempo. Depois de cozida, a massa fica densa, mas bastante melada, muito suculenta. É daqueles bolos que dá vontade de comer sem parar e é muito fácil de fazer, pois é batido à mão e  não leva muita quantidade de ingredientes. Resta dizer que é um bolo pequeno, ideal para a mesa de Páscoa, onde queremos variedade de sobremesas. Eu fiz numa forma de 18 cm de diâmetro, tal como a receita recomendava.

Ingredientes
6 colheres de sopa de mel
125 gr de margarina amolecida (usei Becel líquida para cozinhar)
125 gr de açúcar
75 gr de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento 
75 gr de miolo de noz moída + 10 metades de nozes
2 ovos
4 a 6 fisális para guarnecer

Preparação
A receita dizia para colocar as metades de nozes no fundo da forma... eu coloquei, mas elas não se aguentaram lá, misturaram-se com a massa, perdendo a função decorativa. Mas ficou ótimo porque permitiu encontrar pedaços grandes de noz de vez em quando em cada fatia de bolo.
De qualquer forma, comece por untar ama forma redonda pequena com margarina e polvilhar de farinha e disponha as nozes no fundo. Numa taça misture a margarina com o mel, adicione o açúcar, a farinha, o fermento, a noz moída e os ovos inteiros. Misture tudo bem e bata levemente com uma colher de pau. Deite o preparado na forma e leve ao forno a 180º durante 30 minutos.
Desenforme e sirva polvilhado com açúcar em pó e decorado com fisális (physalis). Estes frutos tropicais têm alguma acidez, que combina muito bem com este bolo doce e melado.

Espero que gostem! Bom apetite!



2 comentários:

  1. Gostei desse aspecto bem denso e apetitoso!

    ResponderExcluir
  2. Como gosto de um bolo de nozes...
    Ficou com um aspeto maravilho o teu.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderExcluir