sábado, 5 de abril de 2014

Bacalhau cremoso com espargos em massa folhada



Este bacalhau foi servido num jantar para os nossos primos e afilhada. Eu tinha o bacalhau e a massa folhada, mas ainda não tinha decidido como o fazer. A receita foi de inspiração no momento. Ficou muito bom, cremoso e saudável, pois tem imensos legumes e vegetais a acompanhar o bacalhau. Os primos gostaram muito :)

Ingredientes para 6 pessoas
5 postas de bacalhau
1 embalagem de 400 gr de miolo de camarão congelado (do grande)
1 a 2 molhos de espargos (uma quantidade que totalize 500 a 600 gr em cru)
1 embalagem de massa folhada retangular (1 placa de massa grande)
2 cebolas
Meio alho francês (a parte branca)
0,5 dl de azeite
Cerca de 0,5 l de molho bechamel (margarina, farinha, água de cozer o bacalhau, leite, sal, noz moscada)
Sal e pimenta qb

Preparação
Coza os espargos por 5 minutos em água e sal. Não os deixe demasiado cozidos para não se desfazerem. Antes de os cozer arranjei-os, retirando a pele dos caules, depois cortei-os ao meio. As partes dos caules (mais rijas) entraram na água quando esta ferveu e as cabeças dos espargos (mais tenras) entraram 2 minutos depois. Deixe cozer e reserve já fora da água.
Coza o bacalhau em pouca água e depois lasque-o e retire todas as peles e espinhas. Reserve a água de cozer o bacalhau. Numa frigideira grande coloque o azeite, as cebolas em rodelas bem finas e o alho francês cortado finamente. Deixe refogar um pouco e junte o miolo de camarão. Tempere com sal e pimenta qb. Deixe cozinhar até a cebola e o alho francês estarem macios e transparentes. No fim junte o bacalhau lascado, envolva tudo e deixe cozinhar mais 2 minutos. No total este procedimento deve demorar cerca de 15 minutos.
Entretanto tenha o bechamel pronto. Coloque 2 colheres de sopa de margarina num tacho e deixe ferver, nesse momento adicione 3 colheres de sopa de farinha e mexa bem. Vá acrescentando, aos poucos, água de cozer o bacalhau e vá mexendo sempre para o preparado de farinha e margarina ir deslaçando e formando um molho cremoso. Vá acrescentando a água sempre em pequenas quantidades e termine com um pouco de leite. Tempere com noz moscada moída na alture. Retifique de sal. Envolva quase todo o molho bechamel no preparado do bacalhau com camarão e misture bem.
Num tabuleiro retangular disponha a placa de massa folhada. Por cima vá colocando colheradas de bacalhau e os espargos, espalhando bem para haver espargos em toda a superfície do folhado. Por fim termine com mais um pouco de molho bechamel. Leve ao forno a 190º até estar gratinado e a massa folhada estar cozinhada.
Sirva com salada. Eu optei por uma salada de alface e rabanetes, pois eu e a minha prima Margarida adoramos rabanetes!!
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!







Nenhum comentário:

Postar um comentário