segunda-feira, 10 de março de 2014

Um sumo cheio de vitaminas para começar o dia!

A primavera está quase a chegar! Eis um bom pretexto para desintoxicar o organismo, consumindo alimentos deliciosos e muito saudáveis. Hoje partilho convosco o sumo maravilhoso que tenho feito para o pequeno almoço ou lanche. Com a "moda" dos sumos desintoxicantes, fui ler um pouco sobre o assunto e tentei uma combinação de sabores que me agradasse.
Trata-se de um sumo natural com os legumes e frutos crus, sem açúcar nem qualquer tipo de adoçante. Além da maioria dos ingredientes que usei serem adocicados, os morangos dão um sabor especial, pelo que não é necessária a adição de açúcar. A salsa ou o limão oferecem frescura ao sumo e são excelentes purificadores do sangue. Se acharem que necessita de doce, juntem um pouco de mel.
A ideia destes sumos é cada um experimentar os vegetais e frutos que mais agradarem (alface, couve, ananás, cenoura, espinafres, maçã, frutos vermelhos, etc). É interessante pesquisarmos um pouco sobre as propriedades de cada alimento para termos uma noção do que mais convém ao estado de saúde de cada um.





Eu tenho feito a seguinte mistura:

1 beterraba crua
1 cenoura crua
1 maçã crua com casca
1 laranja sem casca, mas com a pele branca
3 morangos
1 pé de salsa ou sumo de meio limão (se gostarem)
meio litro de água ou chá frio

Comece por descascar tudo, com exceção da maçã, que deve ser bem lavada e triturada com a casca. Lave os morangos e o pé de salsa. Coloque tudo no liquidificador com metade da água e triture 2 minutos. Junte a restante água ou outro líquido frio a gosto e triture até obter uma consistência grossa, tipo "smothie".

Estes sumos são bons para desintoxicar e regular o organismo. Dão-nos uma quantidade excecional de vitaminas e todos os nutrientes bons das frutas e legumes. E são uma delícia :)

Nota: as quantidades apresentadas rendem dois copos de sumo grandes, do tamanho do que está na foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário