quarta-feira, 12 de março de 2014

Tarte de bacalhau em massa philo



Vi esta receita na página da Becel e fiz apenas pequenas alterações. Em vez de usar bacalhau em postas, utilizei uma embalagem de 500 gr de bacalhau desfiado já demolhado, o que tornou a confeção mais rápida. Como o bacalhau estava desfiado, não o cozi, adicionei diretamente ao refogado e foi o suficiente para que ficasse cozinhado. Em vez dos coentros picados, juntei uma colher de sopa de sultanas douradas. Juntei a canela e açúcar (muito pouco) tal e qual como a receita indicava. A tarte ficou com um sabor exótico e "quente", que foi acentuado pelas sultanas e pelas amêndoas. Não liguei o forno a 200º como referido na receita, mas sim a 180º porque a massa philo é muito fininha e sensível. De seguida reproduzo a receita tal como estava descrita na página da Becel.


Ingredientes

2 postas do lombo de bacalhau demolhado
Água
1 folha de louro
2 cebolas
4 dentes de alho
40 g de Becel Cozinha Líquida
200 g de alho francês
1 colher de açafrão das Indias
1 colher de sopa de canela em pó
Coentros picados
100 g de amêndoa laminada
1 ovo
6 folhas de massa philo
Açúcar em pó

Modo de Preparação

Coza as postas de bacalhau em água temperada com a folha de louro. Descasque e pique finamente as cebolas e os dentes de alho. Aqueça a Becel cozinha líquida, junte a cebola e o alho picados e as rodelas de alho francês. Salpique com o açafrão e a canela e deixe cozinhar até os legumes estarem macios. 
Entretanto, escorra o bacalhau, limpe-o de pele e espinhas e desfie muito bem. Adicione o bacalhau desfiado, misture bem e deixe cozinhar durante mais 1 a 2 minutos sobre lume muito brando. Retire do lume e salpique com coentros picados. 
Aloure as amêndoas numa frigideira anti-aderente. Parta o ovo para uma tigela e bata-o com um garfo. Ligue o forno regule-o para os 200 º C. Coloque uma folha de massa filo sobre uma tarteira da fundo móvel e pincele-a com o ovo batido. Sobreponha mais 5 folhas, desencontradas de modo a forrar completamente a tarteira, pincelando-as sempre com ovo batido. 
Por cima espalhe cerca de 1/3 das amêndoas torradas, recheie com o preparado de bacalhau já frio e por cima espalhe mais amêndoas torradas. Dobre as pontas da massa sobre o recheio e cubra com a restante folha de massa filo pincelada com ovo e dobrada ao meio, de modo a tapar completamente o recheio. Volte a pincelar com ovo batido e polvilhe com as restantes amêndoas. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Desenforme e polvilhe com uma pitada de açúcar em pó e canela.

Servi esta tarte com salada de alface e cenoura ralada.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário