domingo, 23 de março de 2014

Seja bem vinda a primavera!


Neste primeiro fim de semana primaveril, deixo-vos uma proposta de bacalhau confecionado de uma forma leve e fresca. A primavera é o prelúdio do verão, por isso significa toda a ansiedade boa que antecede algo de que gostamos. Pelo menos para mim que adoro o verão, o calor e a praia.
Quando somos crianças e sentimos chegar a primavera pensamos que estão a chegar as férias da Páscoa, os passeios da escola em manga curta e que não deve faltar muito para umas idas à piscina. E depois, bom... depois acontece o verão, que ainda é melhor do que a primavera!
Mas, enquanto esta estação de mudança dura, há que aproveitar tudo o que ela tem para nos dar. Pessoalmente gosto de ver florir algo, de ver nascer, de ver crescer... da criação. Também por isso é que gosto tanto de cozinhar, porque cozinhar é criar. Inspirem-se e desfrutem bem desta primavera que agora começa.

À Brás de Bacalhau e Legumes (para 4 pessoas)

4 postas de bacalhau
5 cenouras
2 courgettes
1 alho francês
400 gr de cogumelos castanhos
 8 ovos
Sal e pimenta qb
1 dl de azeite
Para guarnecer: azeitonas pretas e salsa fresca picada

Preparação:
Coza o bacalhau em água e depois desfaça-o em lascas, retirando todas as peles e espinhas. Rale a cenoura em fios grossos como se fosse para salada (tipo batata palha). Faça o mesmo à courgette sem lhe retirar a casca. Corte o alho francês e os cogumelos em fatias finas.
Ponha o azeite um tacho largo e junte a cenoura ralada e o alho francês. Deixe refogar por 3 a 4 minutos. Depois junte a courgette ralada. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar com o tacho destapado. Vá mexendo para não deixar pegar. Quando estiver pronto (legumes macios sem estarem cozinhados em demasia), retire do tacho e reserve. Conserve o azeite no tacho e junte mais um pouco se necessário. Adicione os cogumelos laminados, salteie ligeiramente e depois junte o bacalhau. Deixe cozinhar tudo. Junte os outros legumes que tinha reservado (alho francês, cenouras e courgette), mexa e retifique os  temperos.
Numa tigela à parte bata ligeiramente 8 ovos inteiros temperados com sal e pimenta. Envolva os ovos no preparado de bacalhau e legumes dentro do mesmo tacho onde fez o cozinhado. Cozinhe ligeiramente de forma a que os ovos fiquem cremosos. Sirva numa travessa e guarneça com azeitonas pretas e salsa picada fininha. Pode acompanhar com uma salada verde.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!  







Nenhum comentário:

Postar um comentário