sexta-feira, 7 de março de 2014

Quindins de coco com salada de morangos

"O que é doce nunca amargou", expressão muito usada pelo Sr. Joaquim, um amigo com idade para ser meu pai ou meu avô e que é bastante guloso. Acho mesmo graça quando ele diz aquilo ao mesmo tempo que se serve de uma fatia da sobremesa feita pela espos.
Lembrei-me da frase pelo facto destes quindins serem tão bons e tão docinhos! Foram feitos por outro amigo, bem mais novo que o Sr. Joaquim ;) ... o Rui Martins. foi por ocasião de um jantar que houve cá em casa em que os convidados trouxeram quase tanta comida como a que já havia por cá. Foi uma maravilha, portanto!
Os quindins foram degustados à sobremesa, bem como outros doces maravilhosos. Os que sobraram foram comidos no dia seguinte acompanhados com uma salada de morangos e vinagre balsâmico. A conjugação do coco doce e dos morangos um tanto ou quanto ácidos ficou uma maravilha...
Fiquem com a receita do amigo Rui. Espero que gostem!

Ingredientes:
170 gr de açúcar
200 ml de leite de coco
150 gr de coco ralado
10 gemas
Opcional: morangos para a salada + açúcar e vinagre balsâmico qb

Preparação:
Misture todos os ingredientes, exceto os morangos, numa tigela. Use formas de alumínio individuais pequenas (do tamanho de pastéis de nata) para colocar o preparado. As formas devem ser untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar.
Encha cada forma até dois terços da capacidade com o preparado. Leve a cozer em banho maria ao forno pré aquecido a 150º. O banho maria consiste em colocar um pouco de água num tabuleiro (sensivelmente a altura de um dedo de água) colocando depois as formas dentro do tabuleiro. Quando os quindins estiverem a ficar ligeiramente tostados (amarelo escuro, mas não demasiado), retiramos do forno. Deixamos arrefecer e depois, com uma faca bem fininha, passamos em redor de cada quindim para descolar e desenformamos com muito cuidado, deixando a parte mais torrada para baixo e a parte "brilhante" para cima.
Para a salada de morangos, lave bem os frutos e corte-os em pedaços pequenos. Coloque numa saladeira e tempere com um pouco de açúcar mascavado e vinagre balsâmico a gosto. Misture bem e sirva juntamente com os quindins.

Bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário