sábado, 1 de março de 2014

Pizza de cogumelos e bacon


O meu enorme gosto por cogumelos está sempre presente na comida que faço. Se forem pratos da cozinha italiana como risottos, pastas ou pizzas, ainda mais presentes estão os cogumelos. Vários dias por semana lá aparecem eles na minha cozinha e são sempre bem vindos :) Faço muitas coisas com os cogumelos: entradas, pratos principais, acompanhamentos... Desta vez fiz uma bela pizza com duas qualidades diferentes deste alimento maravilhoso: o "cogumelo do cardo", assim conhecido em Portugal (carnudo e mais alongado) e cogumelos shiitake.

Ingredientes:

MASSA: 250 gr de farinha de trigo, 1 saqueta de 4 a 5 gr de fermento de padeiro granulado, açúcar e sal qb (1 colherinha de café de cada), 1,5 dl de água morna, 1 colher de sopa de azeite
Molho de tomate caseiro (azeite, alhos, cebola, tomate, sal e manjericão qb)
Mozarella lihgt ralada 
Bacon fatiado
Cogumelos a gosto laminados
Azeitonas pretas
Folhas de manjericão fresco

Preparação:
Nota: Se esticar a massa muito fininha, as quantidades apresentadas servem para duas pizzas. 
Coloque a farinha na bancada de pedra e abra um buraco no meio. Num bocadinho de água morna deite o fermento granulado e dissolva-o no líquido. Junte aqui o sal e o açúcar. Mexa bem até tudo se dissolver na água. Deite esta água com fermento no meio da farinha e vá misturando com os dedos, trazendo mais farinha de fora para dentro. Adicione o azeite e vá juntando a água morna. Vá misturando tudo bem até que a água e a farinha estejam bem envolvidas. Trabalhe bem a massa com as mãos até que se desprenda da pedra e não esteja muito seca nem muito húmida (ajuste a consistência, se necessário, com um pouco mais de água ou um pouco mais de farinha).
Quando estiver com consistência elástica, faça uma bola e reserve tapada com um pano húmido. Deixe repousar por uma hora. A massa vai levedar e crescer para o dobro.
Quando estiver pronta, estique com o rolo, espalhe uniformemente o molho de tomate por cima, depois o queijo e de seguida os restantes ingredientes com exceção do manjericão fresco que não vai ao forno e é colocado depois da pizza pronta. Tenha em atenção que os alimentos estejam fatiados finamente e não coloque "recheio" a mais na pizza para que a massa possa ficar estaladiça.
Leve ao forno a 250º por 10 a 15 minutos até a massa estar "empolada" e tostada.

Bom apetite!








Nenhum comentário:

Postar um comentário