sábado, 15 de março de 2014

Ossobuco estufado com cenouras e cogumelos



Ossobuco, mais um prato da gastronomia italiana tão bem recebido nas nossas cozinhas.
Fiz este ossobuco estufado com cenouras e cogumelos, juntando-lhe bastantes ervas aromáticas para dar muito sabor.
Espero que gostem e desejo-vos um bom fim de semana! O sol brilha :)

Receita para duas pessoas:
 
Ingredientes:
Uma fatia de ossobuco (zona da perna do novilho cortada com o osso) por pessoa
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta qb
2 cravinhos
uma pitada de noz moscada moída
alecrim fresco e tomilho qb
3 dentes de alho esmagados
2 folhas de louro
1 cebola grande
3 cenouras
100 gr de cogumelos brancos
2 tomates chucha ou de cacho bastante maduros
2 dl de vinho branco

Preparação:
 Deite o azeite num tacho grande com os alhos esmagados. Quando o azeite estiver quente, coloque a carne temperada com sal e pimenta e deixe alourar de ambos os lados (2 a 3minutos de cada lado só para tostar e selar a carne). Faça isto em lume alto. Depois adicione as cebolas cortadas em meias luas, as cenouras em pedaços grandes, os tomates desfeitos, todas as ervas e especiarias (reservei um raminho de tomilho e alecrim para decorar no fim). Também não coloquei logo os cogumelos, só os adicionei nos últimos 20 minutos de cozedura para não ficarem demasiado cozinhados.
Reguei tudo com o vinho branco e deixei a carne estufar durante uma hora e meia em lume médio/baixo. Convém ir verificando se o cozinhado não está a secar. Se isso acontecer, reduzam o lume e deitem ou pouco mais de vinho ou vinho misturado com água (sempre em quantidades moderadas). O objetivo é criar um molho grosso e estufar a carne até esta ficar muito tenra, macia e quase a desfazer-se, soltando-se do osso. Retifiquem de sal e, quando faltar 20 minutos para o fim da preparação, adicionem os cogumelos. Deixem acabar de estufar e sirvam com uma pasta à escolha. Eu servi com tagliatelle.
Esta não é exatamente a receita original do "Ossobuco à Milanesa", é a minha receita, à qual acrescentei cogumelos e os sabores de que gosto. Espero que também gostem :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário