terça-feira, 11 de março de 2014

Nuggets de frango no forno com pudim de espinafres


Esta receita de nuggets de frango foi retirada de um dos livros da Mafalda Pinto Leite. São nuggets muito saudáveis, feitos no forno, ficam super estaladiços, ainda mais crocantes do que se fossem fritos. Uma maravilha! Desta vez fiz uma pequena alteração no sentido de simplificar ainda mais a receita, por isso partilho a minha versão.
A receita original tem um excelente molho fresco de iogurte e cenoura. Às vezes também acompanho este prato com esparguete e molho de tomate mas, desta vez, fiz com acompanhamento diferente: um pudim de espinafres. A combinação fico excelente e o resultado foi um jantar saudável e muito saboroso.

Ingredientes para 4 pessoas:

4 peitos de frango grandes cortados em pedaços
150 gr de cereais tipo corn flakes (usei flocos de trigo integral tostados)
flor de sal com oregão qb
azeite qb
1 ovo inteiro

1 molho de espinafres
1 dente de alho e azeite qb
3 ovos
50 gr de farinha com fermento
sal, pimenta e noz moscada qb

Para guarnição: tomates cereja e maionese de limão ou outro molho a gosto

NUGGETS: Corte cada peito de frango em 4 a 5 pedaços de modo a obter os nuggets. Na picadora triture os cereais. Tempere os pedaços de frango com a flor de sal e oregãos. Passe cada nugget por ovo batido e depois pelos flocos de cereais moídos. Coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 180º. Deixe ficar por 10 minutos, depois vire os nuggets, pincele-os com um pouco de azeite e deixe acabar de cozinhar mais 10 minutos no máximo (mais não, para não secarem).
PUDIM: Comece por lavar os espinafres e picá-los (folhas e caules). Salteei tudo em azeite e alho picado só por poucos minutos até os espinafres estarem moles. Em alternativa também podem ser cozidos ao vapor. Quando prontos, escorra muito bem todo o líquido dos espinafres. Numa tigela, misture os espinafres com as gemas de ovos e a farinha. Mexa bem. Tempere com uma pitada de sal, pimenta e noz moscada moída qb. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior. Coloque a mistura numa forma previamente untada de margarina e leve ao forno por 15 a 20 minutos. O pudim vai cozinhar ao mesmo tempo que os nuggets.

Faça a guarnição do prato com tomates cereja ou outro tipo de salada e um pouco de maionese de limão.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



2 comentários:

  1. Uma excelente combinação e sugestão.
    Bjs, Susana

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sugestão...
    Esse pudim ficou a piscar-me o olho.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderExcluir